ponte vasco da gama

Ações Internacionais

Com o objetivo principal de criar mais e melhores serviços para os cidadãos, as ações internacionais são um instrumento fundamental de cooperação interinstitucional para promover a inovação e a transformação digital da saúde ao nível europeu.  ​

A estratégia de participação da SPMS nestas ações visa:​

  • Participar ativamente em ações internacionais estruturantes e inovadoras para Portugal​
  • Capturar fundos europeus para apoiar a sustentabilidade da inovação digital no Serviço Nacional de Saúde​
  • Contribuir ativamente no desenvolvimento de estratégias e políticas europeias e globais com impacto na saúde digital ​
  • Cooperar com instituições pioneiras e inovadoras na área da saúde digital​
  • Manter a posição de liderança de Portugal na saúde digital

Ações em execução

Logo_UNICOM
Logo_GRAVITATEHEALTH
logo_Ecan
logo-pathed
potential
Xt-EHR logo
Sno_PT
tef logo
ourhealthPT

Ações concluídas

Logo_X-EHEALTH
Logo_TEHDAS_final
Logo_B1MG
Logo_HEALTHYCLOUD
Logo_JADECARE

Ações Internacionais a iniciar em 2024

Âmbito

Esta ação conjunta tem como objetivo realizar o trabalho de base para a implementação das diretrizes e especificações técnicas para uso comum por todos os Estados-Membros para avançar a implementação técnica dos organismos responsáveis pelo acesso aos dados de saúde. Assim, esta ação vai suportar o avanço dor serviços e infraestruturas necessários para a utilização dos dados de saúde para fins de investigação, inovação médica e elaboração de políticas de saúde (uso secundário), de forma a melhorar a prestação de cuidados de saúde ao cidadão e as políticas de saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde nacional.

Participação da SPMS

Esta ação conjunta vai fornecer um conjunto de diretrizes e especificações para a implementação dos serviços necessários aos organismos responsáveis pelo acesso aos dados de saúde, que servirão de base aos atos de implementação quando a proposta de regulamento do EEDS for aprovada. Assim a ação TEHDAS 2, que irá decorrer durante o decurso da ação HealthData@PT, terá um grande impacto nesta ação, uma vez que irá fornecer orientações para o desenho e desenvolvimento dos serviços necessários para a implementação do organismo responsável pelo acesso aos dados de saúde nacional.

Âmbito

Esta ação visa assegurar a continuidade e expansão da utilização de uma terminologia internacional normalizada para a codificação de dados de saúde, o SNOMED CT, nos sistemas de informação de saúde nacionais. O uso desta terminologia normalizada é fundamental para aumentar a interoperabilidade semântica, suportando o desenvolvimento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) para a prestação de melhores cuidados de saúde transfronteiriços (uso primário) e para fins de investigação, inovação médica, formulação de políticas de saúde e atividades regulatórias (uso secundário), e contribuindo para o aumento geral da qualidade dos dados de saúde disponíveis para esses fins. 

Participação da SPMS

Esta ação permitirá avançar a interoperabilidade semântica para partilha de dados de saúde a nível nacional e transfronteiriço, conforme necessário para um intercâmbio mais amplo de informação de saúde entre os sistemas nacionais de informação de saúde e entre os Estados-Membros. Assim, esta ação é crucial para suportar e avançar as diversas iniciativas em que a SPMS participa e/ou coordena no âmbito da utilização primária e secundária de dados de saúde, para fortalecer os serviços de saúde digital de Portugal nestes âmbitos e para o cumprimento nacional dos requisitos do futuro regulamento EEDS. Assim, a expansão da cobertura nacional do SNOMED CT contribuirá para o reforço dos serviços digitais de saúde de Portugal, facilitando uma troca mais clara de informações de saúde entre os profissionais médicos, o que terá um efeito positivo nos cuidados de saúde dos cidadãos a nível nacional e transfronteiriço.

Cronograma Website
Voltar
Voltar para o topo.