ponte vasco da gama

Quantum


QUANTUM

PT Cofinanciado pela União Europeia_POS

Duração

1T 2024 a 2T 2026

Consórcio

A ação é coordenada pelo Instituto Aragones de Ciencias de la Salud – IACS (Espanha) e é composta por 30 organizações participantes de países União Europeia, bem como Noruega e Reino Unido.

Âmbito

A ação Quantum (Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU​) visa desenvolver o rótulo de qualidade e utilidade dos dados, no âmbito de HealthData@EU (a futura infraestrutura europeia obrigatóriapara a utilização secundária de dados de saúde), de acordo com o Artigo 56º da atual proposta do regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), ainda em fase de negociação. Este rótulo será um importante mecanismo de transparência entre os detentores e utilizadores de dados. Esta ação irá também testar o rótulo de qualidade e utilidade dos dados num conjuntos de dados representativo, e analisar potenciais barreiras e recomendações à implementação deste rótulo nos vários agentes do ecossistema de dados de saúde europeu. Esta ação está em sinergia com a implementação do HealthData@EU.

Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus

Esta ação visa desenvolver o rótulo de qualidade e utilidade dos dados previsto no artigo 56.º da proposta de Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) (ainda sob negociação), bem como o mecanismo para compreender a maturidade dos detentores de dados, como necessário para a implementação do HealthData@EU. Esta ação será crucial para melhor a qualidade dos conjuntos de dados de saúde ao nível dos detentores de dados e para melhor informar os utilizadores dos dados sobre as características de qualidade e utilidade de um conjunto de dados Tal permitirá aos utilizadores de dados uma descoberta mais fácil e uma melhor escolha dos conjuntos de dados que melhor se adequam às suas necessidades, o que será fundamental para avançar a utilização secundária dos dados de saúde para fins de inovação, investigação médica e regulamentação em saúde, e para o fortalecimento dos sistemas de saúde europeus.

A participação da SPMS

A SPMS é colíder da tarefa T3.4 “Transfer ands ustainability”, líder da tarefa T6.2 “Evaluation: project monitoring and risk management”, e participante nos grupos de trabalho 1 “Specification of the data quality and utility, and maturity label”, 2 “Design, development and testing of the label”, 3 “Mid-scale implementation of the label”, e 6 “Coordination, evaluation and management”.

A ação Quantum é financiada pela União Europeia, programa Horizon Europe Framework  (HORIZON), ao abrigo do Grant Agreement Nr.º 101137057. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

The Quantum action is funded by the European Union, Horizon Europe Framework Programme (HORIZON), under Grant Agreement Nr.º 101137057. The views and opinions expressed are those of the author(s) and not necessarily reflect the position of the European Union or HaDEA. Neither the European Union nor the grant-awarding authority can be held responsible for these opinions. 

Voltar
Voltar para o topo.