shutterstock_1217946247

SNS 24

Logotipo_SNS24_Logo SNS24_cor
SNS 24_Omnicanal cor

Anteriormente conhecido por “Linha de Saúde 24”, o SNS 24 é, hoje, mais do que um serviço telefónico e apresenta-se como “A porta do Serviço Nacional de Saúde”. Através da estratégia omnicanal garante o acesso simples ao SNS e evita deslocações inadequadas ao centro de saúde ou ao hospital.

Atualmente, o SNS 24 conta com quatro principais canais – Linha telefónica, Portal SNS 24, App SNS 24 e Balcão SNS 24 – todos eles cumprindo com a missão de disponibilização de informação e serviços que garantem uma maior proximidade do Serviço Nacional de Saúde aos cidadãos.

Linha telefónica – 808 24 24 24

SNS 24_Linha

Inaugurada a 24 de julho de 2017 [1], a linha 808 24 24 24 veio complementar o então existente serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, acrescentando um conjunto de novos serviços informativos e administrativos. Assim, hoje a linha SNS 24 integra os seguintes serviços:

  • Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento: é prestado em permanência e ininterruptamente – 24h/dia, 7 dias por semana;
  • Serviço Informativo Clínico: este serviço destina-se ao esclarecimento de dúvidas apresentadas pelo utente, tanto no âmbito de temas de saúde gerais, como de saúde pública, nomeadamente sobre prevenção de doenças transmissíveis, estilos de vida e alimentação saudáveis, entre outras;
  • Serviço Informativo Não Clínico e Administrativo: é um serviço telefónico e digital disponível entre as 8h00 e as 22h00, 7 dias por semana, para possibilitar o acesso rápido e fácil à informação geral, disponível no portal do SNS 24, ou outras questões não clínicas que estejam relacionadas com a prestação de serviços de saúde;     
  • Serviço de Aconselhamento Psicológico: pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde. Este serviço é realizado por psicólogos clínicos e está disponível 24h/dia, 7 dias por semana.

Portal SNS 24

SNS 24_Site

Em 2019 foi lançado o portal do SNS 24 – www.sns24.gov.pt – que agrega conteúdos online sobre diferentes temáticas relativas à saúde publica, informação do Serviço Nacional de Saúde e permite ao utente gerir informação relativa à sua saúde, tal como resultados de exames e pedidos de consulta, ou entrar em contacto com os profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, sempre que necessário. A sua missão é contribuir para a promoção da literacia em saúde dos cidadãos, reunindo num único local online informação acessível, clara e fidedigna, com uma experiência de utilização intuitiva.

App SNS 24

SNS 24_App

A App SNS 24 é uma aplicação móvel que permite ao cidadão aceder a um vasto conjunto de informações e serviços digitais de saúde como consultar resultados de exames, aceder ao boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, registar e consultar medições de saúde, adicionar utilizadores (como os filhos ou ascendentes), ou ainda realizar uma teleconsulta previamente marcada.

É já uma referência na acessibilidade a serviços digitais de saúde para mobile e tem tido um forte reconhecimento pelo seu caráter inovador.

No ano de 2022 foi distinguida com vários prémios, entre os quais o “Prémio ACEPI Navegantes XXI”, na categoria Melhor Projeto Digital Administração Pública Central, a Menção Honrosa “Healthcare Excellence”, atribuída pela APAH, e a Menção Honrosa do “ISCTE Políticas Públicas”, na categoria Administração Pública Central.

Balcão SNS 24

SNS 24_Balcão

O Balcão SNS 24 é um espaço que visa facilitar e promover o contacto com os serviços digitais e de telessaúde, disponíveis remotamente, entre os cidadãos que não têm equipamentos tecnológicos, internet ou literacia digital necessária, garantindo-lhes, assim, o acesso e proximidade com o Serviço Nacional de Saúde.

Resulta de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, os municípios, as juntas de freguesias, os Agrupamentos de Centros de Saúde e as Administrações Regionais de Saúde. Estas entidades parceiras passam a disponibilizar, nas suas instalações, um Balcão SNS 24 com colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão.

Acessibilidade

Atendendo às questões de acessibilidade, o SNS 24 assegura também o contacto acessível do cidadão surdo, quer no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, quer no serviço administrativo, de duas formas distintas – videochamada ou Web chat. O atendimento por videochamada permite estabelecer o contacto com imagem/vídeo, entre o cidadão surdo e um intérprete de língua gestual portuguesa, e por escrito com enfermeiros ou administrativos do SNS 24 através do Web chat, assegurando a comunicação para qualquer situação de doença não emergente ou informação de teor administrativo. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e não tem qualquer custo associado.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 mantém uma atitude de inovação e adaptação às necessidades dos utentes, sempre com o principal objetivo de ser a porta de entrada do Serviço Nacional da Saúde.

[1] Decreto-Lei n.º 69/2017, de 16 de junho.

Campanhas de comunicação SNS 24

2022

2021

2019

2019

2018

2018

Voltar
Voltar para o topo.