Serviços Partilhados

O que são Serviços Partilhados?

Serviços Partilhados é um conceito a que uma grande parte das empresas recorre, contratando serviços especializados na modalidade de outsourcing, com o objetivo principal de diminuir os custos fixos em algumas atividades.

Estima-se que 80% das empresas da Fortune 500 utilizam serviços partilhados nas suas operações.

O modelo de serviços partilhados relaciona-se com a existência de centros que se especializam em funções organizacionais específicas e transversais a todas ou à maioria das entidades de um dado setor. Frequentemente, são funções corporativas, como contabilidade, recursos humanos, financeiros, TI, jurídico, compras, formação, etc.

Quais são os benefícios de usar Serviços Compartilhados?

O outsourcing de algumas das funções podem ajudar a aumentar a eficiência, a capacidade de resposta face às necessidades do mercado e a melhorar os níveis de serviço, bem como podem constituir uma solução eficiente para realizar elevados volumes de trabalho e diminuir os custos de operação.

As entidades que utilizam serviços de outsourcing têm concluído que a contratação de vários fornecedores para executar as suas funções de back-office pode gerar excessiva complexidade, dado que cada fornecedor tem diferentes níveis de qualidade, processos e procedimentos de pagamento. Os centros de serviços compartilhados fornecem uma alternativa fácil de consolidar essas funções garantindo um elevado padrão de qualidade. A redução de custos administrativos, harmonização dos processos, controlo de qualidade e possibilidade de alocação dos recursos a outras funções são os exemplos mais fulcrais que consubstanciam o ganho de eficiência.

Centros de Excelência

Os centros de serviços partilhados são responsáveis por executar funções de apoio para empresas em todo o mundo. As tarefas operacionais são centralizadas e assim o conhecimento pode ser facilmente disseminado para garantir a aplicação das melhores práticas.

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