ponte vasco da gama

HealthData@PT

healthdatapt_logo
PT Cofinanciado pela União Europeia_POS

Duração

4T 2023 a 4T 2027

Consórcio

A SPMS é coordenadora e única beneficiária da ação HealthData@PT, a qual conta com a experiência e os esforços concertados de várias equipas para alcançar os objetivos compreendidos nesta ação. A ação HealthData@PT conta com a participação de equipas das seguintes unidades da SPMS: Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais; Unidade de Advanced Analytics, Inteligência Artificial e Robótica; Unidade de Planeamento, Arquitetura, Conformidade e Engenharia; Laboratório de Inovação na Telessaúde; Unidade de Cibersegurança; Direção de Assuntos Jurídicos e Contencioso.

Âmbito

A ação HealthData@PT (SettingUpServicesbyHealth Data Access Bodies) visa a implementação técnica da infraestrutura nacional, rede e serviços fundamentais necessários para garantir o acesso seguro e a utilização de dados de saúde para fins de investigação, inovação médica e elaboração de políticas de saúde. Adicionalmente, o HealthData@PT procura fornecer ferramentas para melhorar a qualidade global dos dados de saúde para utilização secundária.

Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus

Através dos seus esforços concertados, o HealthData@PT pretende preparar o ecossistema nacional para a utilização secundária de dados de saúde, através da implementação técnica do Organismo Responsável pelo Acesso a Dados de Saúde em Portugal. A implementação deste organismo, previsto na proposta de regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), irá permitir o acesso e utilização seguras dos dados de saúde para fins de investigação, inovação médica e regulamentação em saúde, com o objetivo de melhorar os resultados terapêuticos e fortalecer o sistema de saúde. A criação deste organismo nacional será crucial para garantir a integração futura de Portugal em infraestruturas transfronteiriças de partilha de dados de saúde para uso secundário, como o HealthData@EU.

A participação da SPMS

Ao conduzir esta ação, a SPMS assume uma posição de liderança em matéria de utilização secundária de dados de saúde. Esta ação irá reforçar o papel da SPMS na implementação técnica do Organismo Responsável pelo Acesso a Dados de Saúde em Portugal, crucial para a futura integração nacional no HealthData@EU, abrindo um horizonte de oportunidades estratégicas para a SPMS – em especial, na prestação de novos serviços. Como parte das suas atividades previstas, esta ação também irá permitir à SPMS melhorias substanciais na qualidade e catalogação de dados, bem como na gestão de pedidos e segurança de acessos.

A ação HealthData@PT é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027, ao abrigo do Grant Agreement Nr.º 101128332. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.

The HealthData@PT action is co-funded by the European Union, EU4Health Program 2021-2027 under Grant Agreement Nr.º 101128332. The views and opinions expressed are those of the author(s) and do not necessarily reflect the position of the European Union or HaDEA. Neither the European Union nor the grant-awarding authority can be held responsible for these opinions.  

Voltar
Voltar para o topo.