

Duração
3T de 2022 a 3T de 2024
Âmbito
A ação internacional eCAN visa reforçar a eSaúde, incluindo a telemedicina e a monitorização remota nos sistemas de saúde para a prevenção e cuidados no cancro, de forma a reduzir as desigualdades nos cuidados de saúde de oncologia na União Europeia. É ainda sua função promover o permuta de conhecimento referente às boas práticas de utilização de ferramentas digitais e proporcionar, desta forma, assistência a indivíduos que vivam em zonas rurais remotas durante emergências transfronteiriças e crises sanitárias.
Impacto nos Sistemas de Saúde Portugueses e Europeus
Esta ação-conjunta pretende criar oportunidades para fortalecer a telemedicina e monitorização remota na área da oncologia com foco na qualidade e necessidades dos profissionais de saúde e doentes, procurando criar boas práticas e capacitar os sistemas de saúde em toda a Europa num esforço conjunto para melhorar o acesso e os cuidados de saúde na oncologia. Deste modo, esta ação-conjunta é considerada relevante para a Estratégia Nacional de Telessaúde, pois permitirá potencializar as boas práticas para o acompanhamento de doentes com cancro.
A participação da SPMS
A SPMS assume um papel de participante em diferentes tarefas dos Grupos de Trabalho 5 “Teleconsulta no tratamento do cancro” e 7 “Telemonitorização no tratamento do cancro”.