

Duração
3T de 2020 a 4T de 2022
Âmbito
A ação internacional Exchanging Electronic Health Records in a Common Framework (X-eHealth) tem como principal objetivo desenvolver as bases de uma estrutura comum para imagens médicas, notas de alta, resultados laboratoriais e doenças raras para fluir ao longo do caminho de atendimento ao cidadão e entre entidades da saúde entre Estados-Membros da UE e países vizinhos.
Impacto nos Sistemas de Saúde Portugueses e Europeus
A iniciativa X-eHealth caracteriza-se pela capacidade de produzir um impacto transversal e uniformizado de serviços digitais em saúde através da implementação, desenvolvimento e promoção da troca de dados de saúde na UE. A execução desta iniciativa pretende uniformizar a tipologia de dados de saúde entre Estados-Membros, contribuindo, desta maneira, para aumentar os serviços disponíveis no MyHealth@EU e, sobretudo, definir os seus requisitos essenciais. É ainda gerado um envolvimento dos atores institucionais da saúde, visando a sua colaboração para alcançar ações de acordo com as suas próprias especificidades nacionais.
A participação da SPMS
A SPMS assume o papel de coordenador da ação participando extensivamente nas várias tarefas e entregáveis do projeto, tendo esforço alocado a três Grupos de Trabalho de cariz estratégico e três Grupos de Trabalho de cariz técnico/operacional. Como entidade coordenadora, a SPMS assume também o papel de líder dos Grupos de Trabalho 1 (Coordenação do Projeto) e Grupos de Trabalho 2 (Disseminação e Comunicação).
“The content of this website represents the views of the authors only and is their sole responsibility; it cannot be considered to reflect the views of the European Commission and/or the Consumers, Health, Agriculture and Food Executive Agency or any other body of the European Union. The European Commission and the Agency do not accept any responsibility for use of its contents.”