

Duração
3T de 2020 a 4T de 2022
Âmbito
A ação internacional Exchanging Electronic Health Records in a Common Framework (X-eHealth) tem como principal objetivo desenvolver as bases de uma estrutura comum para imagens médicas, notas de alta, resultados laboratoriais e doenças raras para fluir ao longo do caminho de atendimento ao cidadão e entre entidades da saúde entre Estados-Membros da UE e países vizinhos.
Impacto nos Sistemas de Saúde Portugueses e Europeus
A iniciativa X-eHealth caracteriza-se pela capacidade de produzir um impacto transversal e uniformizado de serviços digitais em saúde através da implementação, desenvolvimento e promoção da troca de dados de saúde na UE. A execução desta iniciativa pretende uniformizar a tipologia de dados de saúde entre Estados-Membros, contribuindo, desta maneira, para aumentar os serviços disponíveis no MyHealth@EU e, sobretudo, definir os seus requisitos essenciais. É ainda gerado um envolvimento dos atores institucionais da saúde, visando a sua colaboração para alcançar ações de acordo com as suas próprias especificidades nacionais.
A participação da SPMS
A SPMS assume o papel de coordenador da ação participando extensivamente nas várias tarefas e entregáveis do projeto, tendo esforço alocado a três Grupos de Trabalho de cariz estratégico e três Grupos de Trabalho de cariz técnico/operacional. Como entidade coordenadora, a SPMS assume também o papel de líder dos Grupos de Trabalho 1 (Coordenação do Projeto) e Grupos de Trabalho 2 (Disseminação e Comunicação).