Notícias

SPMS promove Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão

23 Outubro, 2019

A SPMS realizou uma campanha para divulgação da Área do Cidadão do Registo de Saúde Eletrónico (RSE) do Portal SNS, nas suas instalações em Lisboa, ontem, dia 21 de outubro.

Depois da campanha realizada no passado dia 1 de outubro, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde voltou a promover uma ação de rua, com o objetivo de apelar ao registo na Área do Cidadão do RSE, enquanto esclareceu dúvidas e deu a conhecer as vantagens da plataforma.

Durante todo o dia, os cidadãos tiveram a oportunidade de colocar questões e ter apoio na realização do registo, bem como na ativação da Chave Móvel Digital.

Através do Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão, é possível aceder a diversas funcionalidades e vantagens, tanto para os cidadãos como para os profissionais de saúde. Permite ainda a consulta de registos clínicos, aceder aos resultados dos Exames Sem Papel, ao testamento vital (caso o cidadão o tenha feito), ao boletim de vacinas digital e ao tempo de espera para uma cirurgia. Também é possível fazer a marcação de consultas com o médico de família, o pedido da isenção de taxas moderadoras, a renovação da medicação crónica, aceder a baixas médicas, entre outros serviços.

Assumindo-se como um verdadeiro serviço público, cumpre o objetivo de disponibilizar mais e melhores serviços digitais. Até ao final do ano, por exemplo, será possível confirmar consultas médicas dos hospitais públicos.

Promotora da literacia digital em Saúde, a Área do Cidadão agiliza processos e fomenta a responsabilidade do cidadão na gestão dos seus dados de saúde, sendo uma ferramenta cada vez mais imprescindível junto dos portugueses, o que é comprovado pelo aumento crescente do número de inscritos, contando já com mais de 2 milhões de utilizadores.

Para usufruir dos benefícios desta plataforma, basta aceder em sns.gov.pt/cidadao

Veja o resumo desta iniciativa:

Iniciativa área do cidadão2
Voltar
Voltar para o topo.