Notícias

Participação da SPMS no Congresso da Associação Nacional de Freguesias

28 Janeiro, 2020

O XVII Congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que decorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, em Portimão, contou com a participação da SPMS, numa ação de divulgação dos seus serviços e produtos junto dos cidadãos.

Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico (RSE), a Área do Cidadão do Portal do SNS e a aplicação móvel MySNS Carteira estiveram no centro desta divulgação, com grande adesão por parte do público. Vários cidadãos aproveitaram a oportunidade e, junto da equipa da SPMS, esclareceram dúvidas relativas ao processo de registo, de forma a resolverem problemas de autenticação com a Chave Móvel Digital e o Cartão do Cidadão.

Desenvolvida pela SPMS, a Área do Cidadão continua em processo de evolução, melhora o acesso e aumenta as funcionalidades e vantagens, quer para cidadãos, quer para profissionais de saúde, agilizando processos e fomentando a responsabilidade do cidadão na gestão dos seus dados de saúde.

De entre os vários serviços, destacam-se a consulta aos registos clínicos, aos resultados dos Exames Sem Papel, ao boletim de vacinas digital, marcação de consultas com o médico de família, pedir isenção de taxas moderadoras ou aceder a baixas médicas, sendo uma ferramenta cada vez mais imprescindível para os portugueses. A par da Área do Cidadão, as aplicações móveis MySNS, também desenvolvidas pela SPMS, nomeadamente a MySNS Carteira, constituem um verdadeiro serviço público.

No âmbito desta participação, a interação com os Presidentes de Junta foi fundamental, permitindo à SPMS obter informação sobre as necessidades prementes para as populações mais isoladas, no que toca à literacia digital em saúde, no sentido de melhorar o acesso destes cidadãos aos serviços mais procurados, como a marcação de consultas e a isenção de taxas moderadoras.

As ações de promoção e sensibilização junto dos cidadãos fomentam a literacia digital na saúde, permitindo um contacto direto e imediato com as populações locais. A participação neste Congresso foi mais uma presença bem-sucedida da SPMS, concretizando-se numa ação de proximidade do SNS com os cidadãos.

Conheça as vantagens e registe-se em sns.gov.pt/cidadao.

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
suscipit et, neque. venenatis, venenatis pulvinar felis felis quis Sed porta.
Voltar para o topo.