Notícias

Participação da SPMS no Congresso da Associação Nacional de Freguesias

28 Janeiro, 2020

O XVII Congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que decorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, em Portimão, contou com a participação da SPMS, numa ação de divulgação dos seus serviços e produtos junto dos cidadãos.

Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico (RSE), a Área do Cidadão do Portal do SNS e a aplicação móvel MySNS Carteira estiveram no centro desta divulgação, com grande adesão por parte do público. Vários cidadãos aproveitaram a oportunidade e, junto da equipa da SPMS, esclareceram dúvidas relativas ao processo de registo, de forma a resolverem problemas de autenticação com a Chave Móvel Digital e o Cartão do Cidadão.

Desenvolvida pela SPMS, a Área do Cidadão continua em processo de evolução, melhora o acesso e aumenta as funcionalidades e vantagens, quer para cidadãos, quer para profissionais de saúde, agilizando processos e fomentando a responsabilidade do cidadão na gestão dos seus dados de saúde.

De entre os vários serviços, destacam-se a consulta aos registos clínicos, aos resultados dos Exames Sem Papel, ao boletim de vacinas digital, marcação de consultas com o médico de família, pedir isenção de taxas moderadoras ou aceder a baixas médicas, sendo uma ferramenta cada vez mais imprescindível para os portugueses. A par da Área do Cidadão, as aplicações móveis MySNS, também desenvolvidas pela SPMS, nomeadamente a MySNS Carteira, constituem um verdadeiro serviço público.

No âmbito desta participação, a interação com os Presidentes de Junta foi fundamental, permitindo à SPMS obter informação sobre as necessidades prementes para as populações mais isoladas, no que toca à literacia digital em saúde, no sentido de melhorar o acesso destes cidadãos aos serviços mais procurados, como a marcação de consultas e a isenção de taxas moderadoras.

As ações de promoção e sensibilização junto dos cidadãos fomentam a literacia digital na saúde, permitindo um contacto direto e imediato com as populações locais. A participação neste Congresso foi mais uma presença bem-sucedida da SPMS, concretizando-se numa ação de proximidade do SNS com os cidadãos.

Conheça as vantagens e registe-se em sns.gov.pt/cidadao.

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.