Notícias

5 Centros de Saúde lideram na utilização da Área do Cidadão

16 Janeiro, 2020

A Área do Cidadão apresenta uma percentagem mais elevada de utilização em 5 Centros de Saúde, comparando com os restantes, em Portugal.

Em algumas unidades de saúde, no ato da inscrição, é promovida também a adesão à Área do Cidadão do Portal SNS. Este processo acaba por facilitar o acesso dos utentes ao portal e a agilização dos serviços nos centros de saúde, neste sentido esta informação está a ser partilhada com todos os agrupamentos de centros de saúde do país, para que mais centros possam adotar este procedimento.  

Os Centros de Saúde com mais de metade de utentes a utilizarem a Área do Cidadão são o Centro de Saúde de Óbidos com mais de 64% de utilizadores, seguido pelo Centro de Saúde de Alijó com mais de 53%, com mais de 52% está o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, seguido pelo Centro de Saúde de Cinfães com mais de 51%  e por último, o Centro de Saúde do Bombarral com mais de 50% de utentes a utilizar a Área do Cidadão.

A Área do Cidadão, desenvolvida pela SPMS, possibilita que cada utente possa fazer a gestão da sua informação de saúde e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde. A plataforma permite assim várias funcionalidades como, a consulta dos resultados de exames, o acesso a guias de tratamento, marcação de consultas e acesso à baixa médica, entre outras.

Ao simplificar os processos, a Área do Cidadão agiliza os procedimentos e promove a literacia em saúde, neste sentido a SPMS vai continuar a implementar melhorias e a desenvolver novas funcionalidades de modo a promover o acesso facilitado aos serviços de saúde online para os cidadãos.

Registe-se na Área do Cidadão para consultar todas as informações do Serviço Nacional de Saúde sem custos adicionais em  https://servicos.min-saude.pt/utente/.

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.