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5 Centros de Saúde lideram na utilização da Área do Cidadão

16 Janeiro, 2020

A Área do Cidadão apresenta uma percentagem mais elevada de utilização em 5 Centros de Saúde, comparando com os restantes, em Portugal.

Em algumas unidades de saúde, no ato da inscrição, é promovida também a adesão à Área do Cidadão do Portal SNS. Este processo acaba por facilitar o acesso dos utentes ao portal e a agilização dos serviços nos centros de saúde, neste sentido esta informação está a ser partilhada com todos os agrupamentos de centros de saúde do país, para que mais centros possam adotar este procedimento.  

Os Centros de Saúde com mais de metade de utentes a utilizarem a Área do Cidadão são o Centro de Saúde de Óbidos com mais de 64% de utilizadores, seguido pelo Centro de Saúde de Alijó com mais de 53%, com mais de 52% está o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, seguido pelo Centro de Saúde de Cinfães com mais de 51%  e por último, o Centro de Saúde do Bombarral com mais de 50% de utentes a utilizar a Área do Cidadão.

A Área do Cidadão, desenvolvida pela SPMS, possibilita que cada utente possa fazer a gestão da sua informação de saúde e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde. A plataforma permite assim várias funcionalidades como, a consulta dos resultados de exames, o acesso a guias de tratamento, marcação de consultas e acesso à baixa médica, entre outras.

Ao simplificar os processos, a Área do Cidadão agiliza os procedimentos e promove a literacia em saúde, neste sentido a SPMS vai continuar a implementar melhorias e a desenvolver novas funcionalidades de modo a promover o acesso facilitado aos serviços de saúde online para os cidadãos.

Registe-se na Área do Cidadão para consultar todas as informações do Serviço Nacional de Saúde sem custos adicionais em  https://servicos.min-saude.pt/utente/.

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

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