Notícias

5 Centros de Saúde lideram na utilização da Área do Cidadão

16 Janeiro, 2020

A Área do Cidadão apresenta uma percentagem mais elevada de utilização em 5 Centros de Saúde, comparando com os restantes, em Portugal.

Em algumas unidades de saúde, no ato da inscrição, é promovida também a adesão à Área do Cidadão do Portal SNS. Este processo acaba por facilitar o acesso dos utentes ao portal e a agilização dos serviços nos centros de saúde, neste sentido esta informação está a ser partilhada com todos os agrupamentos de centros de saúde do país, para que mais centros possam adotar este procedimento.  

Os Centros de Saúde com mais de metade de utentes a utilizarem a Área do Cidadão são o Centro de Saúde de Óbidos com mais de 64% de utilizadores, seguido pelo Centro de Saúde de Alijó com mais de 53%, com mais de 52% está o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, seguido pelo Centro de Saúde de Cinfães com mais de 51%  e por último, o Centro de Saúde do Bombarral com mais de 50% de utentes a utilizar a Área do Cidadão.

A Área do Cidadão, desenvolvida pela SPMS, possibilita que cada utente possa fazer a gestão da sua informação de saúde e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde. A plataforma permite assim várias funcionalidades como, a consulta dos resultados de exames, o acesso a guias de tratamento, marcação de consultas e acesso à baixa médica, entre outras.

Ao simplificar os processos, a Área do Cidadão agiliza os procedimentos e promove a literacia em saúde, neste sentido a SPMS vai continuar a implementar melhorias e a desenvolver novas funcionalidades de modo a promover o acesso facilitado aos serviços de saúde online para os cidadãos.

Registe-se na Área do Cidadão para consultar todas as informações do Serviço Nacional de Saúde sem custos adicionais em  https://servicos.min-saude.pt/utente/.

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
libero. libero adipiscing odio quis, id, ipsum mi,
Voltar para o topo.