Notícias

Exames Sem Papel – Área do Cidadão já disponibiliza mais de 2 milhões de resultados

29 Janeiro, 2020

O projeto “Exames Sem Papel” conta já com mais de 2 milhões de resultados de exames médicos, partilhados por entidades do Serviço Nacional de Saúde e do setor convencionado, através do Registo de Saúde Eletrónico, e disponíveis para consulta na Área do Cidadão.

Atualmente, mais de 60 entidades participam nesta partilha e mais de 50 estão em processo de configuração.

Lançado em julho de 2017, o projeto representa um avanço significativo na transformação digital do setor da Saúde, contribuindo para a desburocratização e redução de desperdício na prestação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), o combate à fraude e à corrupção, maior literacia digital e rapidez no acesso aos resultados dos exames.

Este é mais um projeto desenvolvido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. (SPMS) pensado para aproximar o médico ao cidadão, à semelhança da Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel), que permite prescrever uma receita em qualquer lugar em que o médico se encontre.

 “Exames Sem Papel” representam uma iniciativa importante do Ministério da Saúde, de enorme complexidade que abrange muitos prestadores e diferentes tipologias de exames, visando desmaterialização da requisição, efetivação e faturação de MCDT e assegurando que toda a informação acompanha, em suporte digital, o utente.

A SPMS continua a trabalhar continuamente para que o número de entidades na partilha de resultados aumente e, assim, o cidadão possa, de forma mais fácil e rápida, aceder aos resultados dos seus exames médicos.

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.