Notícias

Exames Sem Papel – Área do Cidadão já disponibiliza mais de 2 milhões de resultados

29 Janeiro, 2020

O projeto “Exames Sem Papel” conta já com mais de 2 milhões de resultados de exames médicos, partilhados por entidades do Serviço Nacional de Saúde e do setor convencionado, através do Registo de Saúde Eletrónico, e disponíveis para consulta na Área do Cidadão.

Atualmente, mais de 60 entidades participam nesta partilha e mais de 50 estão em processo de configuração.

Lançado em julho de 2017, o projeto representa um avanço significativo na transformação digital do setor da Saúde, contribuindo para a desburocratização e redução de desperdício na prestação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), o combate à fraude e à corrupção, maior literacia digital e rapidez no acesso aos resultados dos exames.

Este é mais um projeto desenvolvido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. (SPMS) pensado para aproximar o médico ao cidadão, à semelhança da Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel), que permite prescrever uma receita em qualquer lugar em que o médico se encontre.

 “Exames Sem Papel” representam uma iniciativa importante do Ministério da Saúde, de enorme complexidade que abrange muitos prestadores e diferentes tipologias de exames, visando desmaterialização da requisição, efetivação e faturação de MCDT e assegurando que toda a informação acompanha, em suporte digital, o utente.

A SPMS continua a trabalhar continuamente para que o número de entidades na partilha de resultados aumente e, assim, o cidadão possa, de forma mais fácil e rápida, aceder aos resultados dos seus exames médicos.

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1
Voltar
Voltar para o topo.