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SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record Adoption Model.

A evolução ao nível da Interoperabilidade (uso de standards) e dos projetos Exames Sem Papel, BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários), SClínico CSP e Hospitalar e Área Autenticada do SNS 24 contribuiu para a maturidade da integração de cuidados e, deste modo, para o arranque do processo de certificação HIMSS da ULSAM.

Durante o workshop de início do processo de certificação, que se realizou no auditório de Santa Luzia da ULSAM, nos dias 16 e 17 de abril, foram discutidos os resultados preliminares do projeto, destacando-se os avanços na integração dos cuidados primários e hospitalares, bem como a implementação de medidas inovadoras para melhorar a segurança e a interoperabilidade dos processos. Foram, ainda, abordados os benefícios esperados para os profissionais de saúde, para os pacientes e para a instituição como um todo.

A certificação CCMM foca-se na maturidade dos processos de saúde nos cuidados primários. A certificação EMRAM é, por seu turno, um padrão internacional que avalia o nível de adoção e utilização de registos médicos eletrónicos em instituições de saúde. Ambas as certificações representam um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas de saúde.

A certificação da ULSAM, pioneira no país, demonstra também o compromisso da SPMS com as diretrizes e estratégias nacionais para a modernização e simplificação administrativa na área da saúde.

Linha SNS 24 já atendeu mais de 1 Milhão de chamadas em 2024

25 Maio, 2024

O SNS 24 já atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas este ano, quase o dobro do mesmo período do ano passado, em que foram atendidas mais de 615 mil chamadas. Janeiro foi o mês com mais atendimentos, ultrapassando os 271 mil, seguido de março, com mais de 264 mil chamadas e abril registou mais […]

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