Notícias

Dois anos de Exames Sem Papel e mais de 115 milhões de resultados partilhados

6 Maio, 2024

A partilha digital de resultados de exames médicos arrancou no dia 6 de maio de 2022. Em dois anos, mais de 115 milhões de resultados já foram disponibilizados e consultados na App e no Portal SNS 24, facilitando o acesso dos utentes e dos profissionais de saúde à informação.

Cerca de 49 milhões de requisições eletrónicas de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) foram prescritas e a taxa de desmaterialização situa-se nos 92%.

Mais de 1.300 locais que realizam MCDT aderiram ao projeto Exames Sem Papel, partilhando os resultados com os utentes na App e no Portal SNS 24.

Marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde em Portugal, a partilha de resultados tornou-se fundamental para acelerar procedimentos, evitando perdas e duplicação de exames, quer tenham sido realizados no setor público ou no privado, e reforçar a segurança na prestação de cuidados.

Os resultados dos exames estão a ser integrados em todos os centros de saúde e está em curso o alargamento aos hospitais. Os exames mais prescritos são: Hemograma com fórmula leucocitária (eritrograma, contagem de leucócitos, contagem de plaquetas, fórmula leucocitária e morfologia), Colesterol total, s/l, Creatinina, s/u, Triglicéridos, s/u/l, entre outros.

Este serviço digital contribui para a rapidez de diagnóstico e melhoria no acesso à saúde, traduzindo-se em ganhos para todo o sistema de saúde. O projeto Exames Sem Papel beneficia de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente de Transição Digital na Saúde.

exames sem papel noticia

SPMS reforça telessaúde com entrega de equipamentos e formação

6 Maio, 2024

A SPMS está a reforçar as Unidades locais de Saúde (ULS) e os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) com equipamentos de teleconsulta e telemonitorização, tendo por objetivo impulsionar a prática da telessaúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, deste modo, melhorar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM - Continuity of Care Maturity e o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model.

Voltar
Voltar para o topo.