Notícias

SPMS no “27º Digital Business Congress” apresenta Casos de Sucesso da Transformação Digital na Saúde

28 Setembro, 2017

Os Casos de Sucesso na Transformação Digital na Saúde foram apresentados hoje, 28 de setembro, e último dia, do “27.º Digital Business Congress”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS.

Como responsável pelos Sistemas de Informação da saúde, a SPMS assume um papel estratégico no processo de transformação digital. No Congresso de Economia Digital, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Henrique Martins apresentou os projetos que, pela sua inovação, tecnologia e interoperabilidade têm melhorado procedimentos e aumentando os benefícios para cidadãos e entidades de saúde, simplificando a interação com a Administração Pública.

Projetos já consolidados como a Receita Sem Papel (RSP), que até setembro deste ano atingiu um total de 41 655 033 de RSP emitidas e 217 780 453 embalagens de RSP emitidas, ou os Atestados Médicos para a Carta de Condução (ACC), emitidos e transmitidos eletronicamente, ultrapassando os 230 000 ACC, entre março e setembro de 2017, foram alguns dos casos bem-sucedidos apresentados no Congresso.

prof2

Henrique Martins destacou a importância do Registo de Saúde Eletrónico (RSE), dando como exemplo a Área do Cidadão do Portal SNS que já disponibilizou, em versão beta, 900 000 boletins de vacinas (até dia 26 de setembro), ou permitiu a mais de 16 900 utentes a obtenção do seu guia de tratamento da Receita Sem Papel, entre outras funcionalidades.

Na era da revolução digital, o Serviço Nacional de Saúde chegou às redes sociais, como foi anunciado pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS. O SNS está agora presente no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, para que a informação, assente em princípios de transparência e rigor, chegue ao público de forma mais rápida e direta.

A SPMS vai continuar a impulsionar o processo de transformação digital, contribuindo para que o Ministério da Saúde concretize as medidas definidas no SIMPLEX +, de forma a simplificar processos, procedimentos e, simultaneamente, reduzir custos e tempo aos profissionais e cidadãos.

Disponibilização a apresentação Transformação Digital – Casos de sucesso

Banner_generico_spms

Presidente da República concede Alto Patrocínio à iniciativa eHealthsummit.pt

11 Maio, 2021

O Alto Patrocínio da Presidência da República foi concedido à edição eHealthsummit.pt de 2021, que irá decorrer nos próximos dias 1 e 2 de junho. A distinção vem reconhecer a importância desta iniciativa para o desenvolvimento da inovação tecnológica no setor da saúde, tendo particular relevância no ano em que o país assume a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.