Notícias

SPMS no “27º Digital Business Congress” apresenta Casos de Sucesso da Transformação Digital na Saúde

28 Setembro, 2017

Os Casos de Sucesso na Transformação Digital na Saúde foram apresentados hoje, 28 de setembro, e último dia, do “27.º Digital Business Congress”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS.

Como responsável pelos Sistemas de Informação da saúde, a SPMS assume um papel estratégico no processo de transformação digital. No Congresso de Economia Digital, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Henrique Martins apresentou os projetos que, pela sua inovação, tecnologia e interoperabilidade têm melhorado procedimentos e aumentando os benefícios para cidadãos e entidades de saúde, simplificando a interação com a Administração Pública.

Projetos já consolidados como a Receita Sem Papel (RSP), que até setembro deste ano atingiu um total de 41 655 033 de RSP emitidas e 217 780 453 embalagens de RSP emitidas, ou os Atestados Médicos para a Carta de Condução (ACC), emitidos e transmitidos eletronicamente, ultrapassando os 230 000 ACC, entre março e setembro de 2017, foram alguns dos casos bem-sucedidos apresentados no Congresso.

prof2

Henrique Martins destacou a importância do Registo de Saúde Eletrónico (RSE), dando como exemplo a Área do Cidadão do Portal SNS que já disponibilizou, em versão beta, 900 000 boletins de vacinas (até dia 26 de setembro), ou permitiu a mais de 16 900 utentes a obtenção do seu guia de tratamento da Receita Sem Papel, entre outras funcionalidades.

Na era da revolução digital, o Serviço Nacional de Saúde chegou às redes sociais, como foi anunciado pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS. O SNS está agora presente no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, para que a informação, assente em princípios de transparência e rigor, chegue ao público de forma mais rápida e direta.

A SPMS vai continuar a impulsionar o processo de transformação digital, contribuindo para que o Ministério da Saúde concretize as medidas definidas no SIMPLEX +, de forma a simplificar processos, procedimentos e, simultaneamente, reduzir custos e tempo aos profissionais e cidadãos.

Disponibilização a apresentação Transformação Digital – Casos de sucesso

Banner_generico_spms

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.