Notícias

SPMS é finalista no “Interoperability Award 2022”

1 Setembro, 2022

A votação pública para o Interoperability Award 2022 já está a decorrer. Em representação de Portugal, a SPMS é finalista com o projeto Portuguese Health Certificate’s Solution.

Criado no âmbito do projeto X-eHealth, este Prémio pretende reconhecer e divulgar iniciativas inovadoras na área de interoperabilidade de dados de saúde no ecossistema europeu. Neste âmbito, foram selecionados 13 projetos entre as 19 candidaturas recebidas da Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Portugal, Eslovénia e Suíça, através da avaliação de um júri internacional.

Sob a coordenação da SPMS, E.P.E, X-eHealth é um projeto de relevância estratégica, uma ação de suporte entre Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais, com vista ao desenvolvimento de interoperabilidade na saúde, através da integração das recomendações do EEHRxF (European Electronic Health Record Exchange Format).

Disponível até dia 30 de setembro, a votação para o Interoperability Award 2022 tem como objetivo refletir o reconhecimento da comunidade ligada à saúde digital e de todas as partes interessadas, de forma a ampliar as parcerias existentes, bem como gerar novas sinergias e oportunidades na construção de redes mais fortes e colaborativas para a transformação digital da saúde. Os vencedores serão contactados atempadamente.

A candidatura vencedora e as menções honrosas serão anunciadas no dia 26 de outubro no “2nd X-eHealth Innovation Day”, integrado no eHealth Summit Portugal, que irá decorrer via online e presencialmente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Escolha e vote até dia 30 de setembro:

  1. A National combined Messaging & Data Sharing Infrastructure Framework in Denmark (Denmark)
  2. Andaman7 (Belgium)
  3. Border Regions Project (The Netherlands)
  4. DDMN (Slovenia)
  5. Development of OcDeC within ORCHESTRA (Germany)
  6. DH-Convener Initiative (Austria)
  7. Multi-Terminology Server (SMT) (France)
  8. OTENTIK Interoperable Trust Network (France)
  9. Portuguese Health Certificates’ Solution (Portugal)
  10. Project HUSKY – Health Usability Key (Austria and Switzerland)
  11. Smart4Health (Germany)
  12. UNICOM (Europe)
  13. Unveiling ‘One Health’ at Autonomous Region of Madeira (Portugal)
Temas

X-eHealth Interoperability Award 2022_Banner News Article SPMS PT

Portugal coordena projeto europeu X-eHealth e promove evento em Lisboa

20 Outubro, 2022

Portugal, através da SPMS, EPE, tem sido responsável pela coordenação do X-eHealth, uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que prevê a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. No âmbito do encerramento do X-eHealth, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no Centro Cultural de Belém, já no próximo dia 26 de outubro.

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS

X-eHealth promove “Hackathon para Doenças Raras e Cancros Raros”

31 Agosto, 2022

No contexto do projeto X-eHealth – Exchanging Electronic Health Records in a common framework, ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais, irá realizar-se o evento “X-eHealth Hackathon para Doenças Raras e Cancros Raros”, nos dias 3 e 4 de outubro.

Hackathon for Rare Diseases Imagem Notícia
Voltar
Voltar para o topo.