Notícias

X-eHealth promove “Hackathon para Doenças Raras e Cancros Raros”

31 Agosto, 2022

No contexto do projeto X-eHealth – Exchanging Electronic Health Records in a common framework, ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais, irá realizar-se o evento “X-eHealth Hackathon para Doenças Raras e Cancros Raros”, nos dias 3 e 4 de outubro.

Este evento pretende mostrar aplicações de última geração na área de doenças raras e cancros, com foco na eficiente troca de registos eletrónicos de saúde, reutilizando as especificações desenvolvidas pelo projeto X-eHealth.

Em junho passado, o projeto X-eHealth promoveu o 1º Hackathon relacionado com doenças crónicas, já neste 2º Hackathon, e de forma a continuar a incrementar a interoperabilidade na saúde, o objetivo passa por desenvolver as bases para uma estrutura comum para imagens médicas, resultados laboratoriais de doenças raras e cancros raros, entre outros aspetos relevantes de estudo e de análise científica.

Sob a coordenação da SPMS, E.P.E., o projeto X-eHealth visa contribuir para uma Europa com processos de saúde integrados, de acordo com as recomendações do EEHRxF (European Electronic Health Record Exchange Format), para que os registos de saúde de um cidadão possam ser imediatamente acedidos em qualquer Estado-Membro, tornando o processo mais interoperável.

Temas

Hackathon for Rare Diseases Imagem Notícia

Portugal coordena projeto europeu X-eHealth e promove evento em Lisboa

20 Outubro, 2022

Portugal, através da SPMS, EPE, tem sido responsável pela coordenação do X-eHealth, uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que prevê a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. No âmbito do encerramento do X-eHealth, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no Centro Cultural de Belém, já no próximo dia 26 de outubro.

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS
Voltar
Voltar para o topo.