Notícias

Portugal coordena projeto europeu X-eHealth e promove evento em Lisboa

20 Outubro, 2022

Portugal, através da SPMS, EPE, tem sido responsável pela coordenação do X-eHealth, uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que prevê a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. No âmbito do encerramento do X-eHealth, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no Centro Cultural de Belém, já no próximo dia 26 de outubro.

“2nd X-eHealth Innovation Day” conta com a participação de vários especialistas internacionais de saúde digital, desde representantes da Organização Mundial da Saúde, de ministérios europeus e da Comissão Europeia, como Robert Stegwee, presidente da CEN/TC 251 – órgão de tomada de decisão técnica do Comité Europeu de Padronização da União Europeia, ou Catherine Chronaki, secretária-geral da HL7 Europe. Representantes de instituições fundamentais para o desenvolvimento da saúde digital na Europa, designadamente da Nictiz, da ARIA SpA e da Oracle Health, e de outras organizações públicas parceiras do X-eHealth também participam neste evento.

Temáticas relevantes como o futuro da partilha de registos de saúde, a sustentabilidade dos serviços de saúde e o Espaço Europeu de Dados de Saúde serão debatidas ao longo do dia. Terá lugar, também, uma cerimónia de entrega de prémios, o X-eHealth Interoperability Award, que pretende distinguir os projetos mais inovadores na área da interoperabilidade de dados de saúde no ecossistema europeu.

O X-eHealth preparou soluções que vão abrir caminho à partilha digital de novos registos de saúde entre os vários membros da UE, nomeadamente resultados laboratoriais, imagiologia, notas de alta e doenças raras. Contribuir para que os registos de saúde de um cidadão possam ser acedidos rapidamente em qualquer Estado-Membro é o grande objetivo deste projeto.

Para dar continuidade à implementação transacional aos serviços resultantes do X-eHealth, a Comissão Europeia já anunciou um investimento de mais de 30 milhões de euros até 2026, cuja distribuição será feita a cada Estado-Membro e que, por sua vez, fará a sua própria implementação de recursos. Este investimento visa reforçar as condições técnicas na implementação das soluções criadas, bem como harmonizar o grau de maturidade digital entre os vários países.

Portugal, através da SPMS, encontra-se na vanguarda da Europa em matéria de saúde digital, já com vários serviços transfronteiriços em funcionamento com outros países da UE, entre os quais, o acesso ao Resumo de Saúde Eletrónico e a dispensa de medicamentos. Os resultados agora alcançados através do X-eHealth reforçam o posicionamento do país nesta área.

Mais informações aqui.

Temas

|

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.