Notícias

X-eHealth realiza 2nd Innovation Day

22 Setembro, 2022

No contexto do projeto X-eHealth – Exchanging Electronic Health Records in a common framework, ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no dia 26 de outubro.

Este acontecerá num formato híbrido, no qual poderá participar online, através da transmissão pública do evento no website do X-eHealth ou presencialmente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O 2nd X-eHealth Innovation Day representa o final do projeto, cujo objetivo passa por desenvolver as especificações EEHRxF para a troca de (1) imagens médicas, (2) resultados laboratoriais, (3) cartas de alta e (4) doenças raras. Para além disso, pretende-se promover práticas sustentáveis ​​para a utilização de serviços de saúde digitais transfronteiriços.

Temas como a governance do espaço digital de saúde europeu, a estratégia com os stakeholders e as políticas públicas europeias também serão discutidos neste evento.

Sob a coordenação da SPMS, E.P.E., o projeto X-eHealth visa contribuir para uma Europa com processos de saúde integrados, de acordo com as recomendações do EEHRxF (European Electronic Health Record Exchange Format), para que os registos de saúde de um cidadão possam ser imediatamente acedidos em qualquer Estado-Membro, tornando o processo mais interoperável.

Caso queira participar presencialmente no evento, deve preencher o seguinte formulário de inscrição:

Para mais informações, visite o website e as redes sociais (Linkedin e Twitter) do X-eHealth. Siga também o evento no Linkedin adicionando-o ao seu calendário online.

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS

SClínico alargado a todas as unidades da ULS Santo António

26 Abril, 2024

Foi concluída, durante o mês de abril, a implementação do SClínico em todas as unidades de cuidados primários (CSP) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, no Porto, trazendo benefícios acrescidos para profissionais e utentes. O SClínico CSP apresenta mais-valias, sendo relevantes o upgrade tecnológico, as melhorias da base de dados e as novas funcionalidades, com […]

Entrada em Vigor | Acordo-Quadro 671/2023 – Medicamentos diversos

26 Abril, 2024

A SPMS, EPE procedeu à publicação do Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência n.º 671/2023 para fornecimento de medicamentos diversos, na área da saúde, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 25 de abril de 2024. Incluindo medicamentos de várias áreas terapêuticas, os Acordos-Quadro de medicamentos diversos procuram dinamizar […]

Medicamentos Diversos

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

Voltar
Voltar para o topo.