A ação europeia X-eHealth terminou com um evento no Centro Cultural de Belém. Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, foi o anfitrião da iniciativa marcada pela participação de vários especialistas internacionais de saúde digital, esta quarta-feira, 26 de outubro.
Coordenada pela SPMS, o X-eHealth foi uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que previa a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. Culminou com a realização do “2nd X-eHealth Innovation Day”, evento que contou com a participação de representantes da Organização Mundial da Saúde, de ministérios europeus, da Comissão Europeia, de organizações públicas parceiras do X-eHealth, entre outras.
Com transmissão via streaming, o “2nd X-eHealth Innovation Day” foi uma oportunidade de reunir os oito grupos de trabalho para apresentarem os resultados e desenvolvimentos alcançados ao longo de dois anos. O futuro da saúde digital, concretamente os dados de saúde no ecossistema europeu, foi também tema de reflexão e análise.
Para dar continuidade à implementação dos serviços resultantes do X-eHealth, a Comissão Europeia já tinha anunciado um investimento de mais de 30 milhões de euros até 2026, que serão distribuídos a cada Estado-Membro.
O ponto alto da tarde aconteceu com a cerimónia de prémios “X-eHealth Interoperabilitiy 2022”. Luís Goes Pinheiro entregou o troféu ao grande vencedor, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) pelo projeto Unveiling ‘One Health’ at Autonomous Region of Madeira.
Dos 13 finalistas avaliados por um júri internacional, este projeto foi o mais votado pelo público que assim reconheceu o seu caráter inovador na área da interoperabilidade de dados de saúde. Dos 10 países participantes, a Dinamarca foi distinguida com três menções honrosas e Portugal recebeu ainda uma menção honrosa pelo projeto Portuguese Health Certificates’ Solution, desenvolvido pela SPMS.