Notícias

Cerimónia de prémios marca encerramento do projeto europeu X-eHealth coordenado pela SPMS

27 Outubro, 2022

A ação europeia X-eHealth terminou com um evento no Centro Cultural de Belém. Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, foi o anfitrião da iniciativa marcada pela participação de vários especialistas internacionais de saúde digital, esta quarta-feira, 26 de outubro.

Coordenada pela SPMS, o X-eHealth foi uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que previa a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. Culminou com a realização do “2nd X-eHealth Innovation Day”, evento que contou com a participação de representantes da Organização Mundial da Saúde, de ministérios europeus, da Comissão Europeia, de organizações públicas parceiras do X-eHealth, entre outras.

Com transmissão via streaming, o “2nd X-eHealth Innovation Day” foi uma oportunidade de reunir os oito grupos de trabalho para apresentarem os resultados e desenvolvimentos alcançados ao longo de dois anos. O futuro da saúde digital, concretamente os dados de saúde no ecossistema europeu, foi também tema de reflexão e análise.

Para dar continuidade à implementação dos serviços resultantes do X-eHealth, a Comissão Europeia já tinha anunciado um investimento de mais de 30 milhões de euros até 2026, que serão distribuídos a cada Estado-Membro. 

O ponto alto da tarde aconteceu com a cerimónia de prémios “X-eHealth Interoperabilitiy 2022”. Luís Goes Pinheiro entregou o troféu ao grande vencedor, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) pelo projeto Unveiling ‘One Health’ at Autonomous Region of Madeira.

Dos 13 finalistas avaliados por um júri internacional, este projeto foi o mais votado pelo público que assim reconheceu o seu caráter inovador na área da interoperabilidade de dados de saúde. Dos 10 países participantes, a Dinamarca foi distinguida com três menções honrosas e Portugal recebeu ainda uma menção honrosa pelo projeto Portuguese Health Certificates’ Solution, desenvolvido pela SPMS.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.