Notícias

Cerimónia de prémios marca encerramento do projeto europeu X-eHealth coordenado pela SPMS

27 Outubro, 2022

A ação europeia X-eHealth terminou com um evento no Centro Cultural de Belém. Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, foi o anfitrião da iniciativa marcada pela participação de vários especialistas internacionais de saúde digital, esta quarta-feira, 26 de outubro.

Coordenada pela SPMS, o X-eHealth foi uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que previa a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. Culminou com a realização do “2nd X-eHealth Innovation Day”, evento que contou com a participação de representantes da Organização Mundial da Saúde, de ministérios europeus, da Comissão Europeia, de organizações públicas parceiras do X-eHealth, entre outras.

Com transmissão via streaming, o “2nd X-eHealth Innovation Day” foi uma oportunidade de reunir os oito grupos de trabalho para apresentarem os resultados e desenvolvimentos alcançados ao longo de dois anos. O futuro da saúde digital, concretamente os dados de saúde no ecossistema europeu, foi também tema de reflexão e análise.

Para dar continuidade à implementação dos serviços resultantes do X-eHealth, a Comissão Europeia já tinha anunciado um investimento de mais de 30 milhões de euros até 2026, que serão distribuídos a cada Estado-Membro. 

O ponto alto da tarde aconteceu com a cerimónia de prémios “X-eHealth Interoperabilitiy 2022”. Luís Goes Pinheiro entregou o troféu ao grande vencedor, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) pelo projeto Unveiling ‘One Health’ at Autonomous Region of Madeira.

Dos 13 finalistas avaliados por um júri internacional, este projeto foi o mais votado pelo público que assim reconheceu o seu caráter inovador na área da interoperabilidade de dados de saúde. Dos 10 países participantes, a Dinamarca foi distinguida com três menções honrosas e Portugal recebeu ainda uma menção honrosa pelo projeto Portuguese Health Certificates’ Solution, desenvolvido pela SPMS.

Temas

|

Balcão e App SNS 24 recebem menção honrosa “Iscte Políticas Públicas” 

30 Novembro, 2022

A SPMS recebeu menção honrosa para os projetos App SNS 24 e Balcão SNS 24 na categoria “Administração Pública Central”. A cerimónia, que contou com o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, realizou-se ontem, dia 29 de novembro, no grande auditório do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.