Notícias

#2 Professional Training Sessions com perto de 100 participantes

26 Maio, 2022

O projeto internacional X-eHealth realizou uma formação profissional dirigida aos profissionais de saúde, no dia 25 de maio, por videoconferência: “#2 Professional Training Session | Data Exchange For Better Health – Accessing and sharing medical images and discharge letters across Europe”.

Esta sessão, que contou com a participação de 83 pessoas, representou a segunda iniciativa de comunicação do projeto junto dos Profissionais de Saúde. Durante o evento, foram abordados tópicos essenciais, como partilha de dados médicos, boas práticas de serviços de saúde digital, implementação e definição de especificações de serviços digitais e próximos passos para a troca de informações médicas entre países.

Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde, através da melhoria de eSkills imprescindíveis na sua atividade laboral, a sessão focou-se em três específicas aprendizagens:

1. Introdução dos serviços de saúde digitais transfronteiriços;
2. Conhecimento sobre ambientes legislativos e adoção de serviços transfronteiriços de saúde digital;
3. Capacitação de profissionais de saúde como agentes diretos de comunicação para instruir os cidadãos sobre como utilizar serviços digitais e conhecer os seus direitos.

Sob a coordenação da SPMS, E.P.E. e cofinanciado pelo 3º Programa de Saúde da União Europeia – 2014/2020, o projeto X-eHealth – Exchanging Electronic Health Records in a common framework é uma ação de coordenação e suporte entre Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais. O seu objetivo passa por contribuir para uma Europa com processos de saúde integrados, de acordo com as recomendações do EEHRxF (European Electronic Health Record Exchange Format). Desta forma, os registos de saúde de qualquer cidadão poderão ser imediatamente acedidos em qualquer Estado-Membro, tornando o processo mais interoperável e integrado.

Saiba mais no website oficial do X-eHealth.

Temas

#2 Professional Training Sessions Imagem Notícia

Portugal coordena projeto europeu X-eHealth e promove evento em Lisboa

20 Outubro, 2022

Portugal, através da SPMS, EPE, tem sido responsável pela coordenação do X-eHealth, uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que prevê a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. No âmbito do encerramento do X-eHealth, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no Centro Cultural de Belém, já no próximo dia 26 de outubro.

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS
Voltar
Voltar para o topo.