CHPVVC aposta no “SNS Sem Papel” com a SPMS

27 Fevereiro, 2020

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, E.P.E., Henrique Martins, foi um dos convidados de honra na apresentação do projeto pioneiro Hórus do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC). A sessão decorreu hoje, dia 27 de fevereiro, nas instalações da Póvoa de Varzim.

Antes da sessão oficial, Henrique Martins visitou algumas áreas clínicas da instituição, para ficar a par do processo de desmaterialização e transformação digital em curso.

A informação clínica é uma prioridade para o CHPVVC, que já ultrapassou 80% de receitas totalmente desmaterializadas, valor acima da média nacional. O alargamento da implementação do sistema de informação SClínico do Serviço de Urgência foi outra das medidas adotadas no âmbito do Hórus, projeto que arrancou em 2019.

“Há que reconhecer o mérito do professor Henrique Martins” sublinhou o Presidente do Conselho de Administração do CHPVVC, José Gaspar Pais, na abertura da sessão oficial, referindo-se à resiliência e persistência do dirigente da SPMS na dinamização da iniciativa nacional do Ministério da Saúde, “SNS Sem Papel”.

rita veloso horus

Rita Veloso, do Conselho de Administração do CHPVVC, e uma das responsáveis pelo projeto, apresentou os objetivos e as vantagens alcançadas com o Hórus, a uma audiência composta por presidentes de diversas instituições hospitalares e representantes de juntas e instituições de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, num total de 38, entidades que formalizaram protocolos com o Centro Hospitalar, no âmbito da literacia em saúde .

Informatizar não é desumanizar os serviços, pelo contrário, referiu Rita Veloso, indicando que em 2019, a redução de idas ao serviço de urgência foi de 8%, resultante do processo de mudança no hospital. A vogal concluiu com os 5 “P” para o sucesso do Hórus: Problemas, Prioridades, Parceiros, Pessoas e Paixão.

apresentação horus 2

A SPMS foi destacada pelo Presidente do ABC Loulé Active – Life Health & Research, Nuno Marques, que falou na literacia informática e inclusão digital em curso na região do Algarve. A SPMS é uma das entidades promotoras do projeto, que visa sensibilizar os cidadãos para a utilização das aplicações do SNS.

Henrique Martins encerrou a sessão oficial, felicitando o CHPVVC pelas metas já conquistadas inseridas no “SNS Sem Papel”, e lançou algumas ideias-chave à audiência para que promova a literacia digital nas suas entidades. O processo de mudança é complexo, mas fundamental para o SNS. O presidente da SPMS apelou, ainda, à inscrição na Área do Cidadão.

prof henrique horus

apresentação horus

SNS Sem Papel – Iniciativas de Balanço e Continuidade

5 Fevereiro, 2020

“Estamos a percorrer, em conjunto, o SNS Sem Papel, que agora já não é bem o SNS Sem Papel, já perceberam que estamos a tentar fazer o SS Sem Papel, Sistema de Saúde Sem Papel”, salientou Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, na sessão que decorreu nas instalações da SPMS em Lisboa, ontem, dia 04 de fevereiro, sob a temática SNS Sem Papel – Iniciativas de Balanço e Continuidade.

snssempapel3