Notícias

SPMS no 2º aniversário do projeto “HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel”

10 Outubro, 2019

Há dois anos, o Hospital de Ovar foi o primeiro a pôr em prática medidas ambiciosas para alcançar o objetivo de um “SNS sem Papel”, iniciativa liderada pela SPMS, EPE.

Pioneiro no processo de desmaterialização, o projeto “HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel” assinalou o 2º aniversário numa sessão comemorativa que decorreu ontem, dia 09 outubro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins.

“Quando falamos deste hospital, estamos perante um caso em que se tem feito muito melhor do que vai acontecendo nos outros hospitais do país”, sublinhou Henrique Martins, considerando que a instituição é “um farol digital” no SNS.

Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, referiu que: “Somos hoje o hospital do país com melhor desempenho no indicador ‘Receitas sem Papel Totalmente Desmaterializadas’ e há colaboradores que, graças ao projeto, desempenham missões mais enriquecedoras do ponto de vista pessoal e com maior valor acrescentado para a nossa instituição.”

Mudanças como a desmaterialização da gestão documental, integradas numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos, permitiram que a instituição hospitalar reduzisse o consumo do papel para metade. Um feito comemorado em ambiente de festa, que contou com a presença de vários convidados numa sessão de partilha de boas práticas e metas alcançadas .

O projeto é um dos três finalistas na categoria “Cuidados Hospitalares” do Prémio Saúde Sustentável 2019, cujos vencedores serão conhecidos no dia 21 de novembro, em Lisboa.

A SPMS, EPE continua a dinamizar a iniciativa “SNS Sem Papel”, parte integrante da ENESIS 2020, enquadrada na progressiva desmaterialização e simplificação de processos, sobretudo dos hospitais, incluindo a promoção do uso das aplicações móveis do SNS.

Temas

|

2 aniversário do projeto HOSP

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.