SPMS participa no 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”

7 Outubro, 2021

A sessão comemorativa do 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel” realizou-se esta quinta-feira de manhã, dia 7 de outubro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, participou na cerimónia, começando por elogiar o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar que, desde há muito tempo, abraçou a inovação através de projetos diferenciadores, que se traduzem em ganhos para a Saúde.

Pioneiro no processo de desmaterialização, este hospital, apesar de pequeno, foi o primeiro a pôr em prática medidas inovadoras e ambiciosas para alcançar o objetivo de um “SNS sem Papel”, iniciativa liderada pela SPMS. Volvidos quatros anos, a instituição hospitalar continua a apostar numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos.

Em 2021, foi desenvolvido o projeto “Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE)” que, segundo Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, surgiu “da necessidade de facilitar e robustecer o processo de decisão dos profissionais de saúde que, perante um paciente covid-19, precisam de tomar decisões quanto à estratégia clínica a adotar com um doente concreto”.

Ao longo da sessão comemorativa, e num ambiente de partilha de boas práticas, a SPMS reafirmou a vontade de continuar a colaborar ativamente nas iniciativas deste hospital. No final, Luís Goes Pinheiro visitou a unidade hospitalar e teve oportunidade para conhecer alguns dos resultados alcançados com o projeto “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”.

SPMS vence Prémio HINTT 2021

7 Outubro, 2021

A SPMS recebeu o prémio HINTT 2021 pelo projeto Portal de Agendamento Online para vacinação contra a COVID-19. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

premio hintt portal autoagendamento_7out2021

SPMS organiza Innovation Day 2021

16 Setembro, 2021

O projeto X-eHealth - Exchanging Electronic Health Records in a common framework, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais, vai realizar o evento Innovation Day [Dia de Inovação]", no próximo dia 07 de outubro, por videoconferência, entre as 09h e as 15h.

innovation day banner notícia

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]