SPMS participa no 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”

7 Outubro, 2021

A sessão comemorativa do 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel” realizou-se esta quinta-feira de manhã, dia 7 de outubro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, participou na cerimónia, começando por elogiar o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar que, desde há muito tempo, abraçou a inovação através de projetos diferenciadores, que se traduzem em ganhos para a Saúde.

Pioneiro no processo de desmaterialização, este hospital, apesar de pequeno, foi o primeiro a pôr em prática medidas inovadoras e ambiciosas para alcançar o objetivo de um “SNS sem Papel”, iniciativa liderada pela SPMS. Volvidos quatros anos, a instituição hospitalar continua a apostar numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos.

Em 2021, foi desenvolvido o projeto “Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE)” que, segundo Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, surgiu “da necessidade de facilitar e robustecer o processo de decisão dos profissionais de saúde que, perante um paciente covid-19, precisam de tomar decisões quanto à estratégia clínica a adotar com um doente concreto”.

Ao longo da sessão comemorativa, e num ambiente de partilha de boas práticas, a SPMS reafirmou a vontade de continuar a colaborar ativamente nas iniciativas deste hospital. No final, Luís Goes Pinheiro visitou a unidade hospitalar e teve oportunidade para conhecer alguns dos resultados alcançados com o projeto “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”.

Centro de Controlo e Monitorização do SNS celebra 13 anos

3 Fevereiro, 2023

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) assinala 13 anos de atividade, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob gestão da SPMS desde 2018, o CCMSNS é estratégico para a melhoria da eficiência do SNS, para gerir a despesa pública com cuidados de saúde e na proteção de dados sensíveis dos utentes. […]

Vacina Covid-19 | Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24