SPMS participa no 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”

7 Outubro, 2021

A sessão comemorativa do 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel” realizou-se esta quinta-feira de manhã, dia 7 de outubro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, participou na cerimónia, começando por elogiar o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar que, desde há muito tempo, abraçou a inovação através de projetos diferenciadores, que se traduzem em ganhos para a Saúde.

Pioneiro no processo de desmaterialização, este hospital, apesar de pequeno, foi o primeiro a pôr em prática medidas inovadoras e ambiciosas para alcançar o objetivo de um “SNS sem Papel”, iniciativa liderada pela SPMS. Volvidos quatros anos, a instituição hospitalar continua a apostar numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos.

Em 2021, foi desenvolvido o projeto “Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE)” que, segundo Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, surgiu “da necessidade de facilitar e robustecer o processo de decisão dos profissionais de saúde que, perante um paciente covid-19, precisam de tomar decisões quanto à estratégia clínica a adotar com um doente concreto”.

Ao longo da sessão comemorativa, e num ambiente de partilha de boas práticas, a SPMS reafirmou a vontade de continuar a colaborar ativamente nas iniciativas deste hospital. No final, Luís Goes Pinheiro visitou a unidade hospitalar e teve oportunidade para conhecer alguns dos resultados alcançados com o projeto “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”.

eHealth Summit Portugal I Novas Datas

23 Setembro, 2022

A 5ª edição do eHealth Summit Portugal tem novas datas. A maior cimeira de saúde digital que representa o Ministério da Saúde e é referência no país e na Europa irá realizar-se nos dias 14 e 15 de março de 2023. O evento de lançamento mantém-se e terá lugar já no próximo dia 25 de outubro no Centro Cultural de Belém.

SPMS na ação-conjunta europeia eCAN

22 Setembro, 2022

A SPMS participou na primeira reunião oficial da ação-conjunta eCAN, enquadrada noPlano Europeu de Luta Contra o Cancro,  que decorreu em Bruxelas, nos dias 20 e 21 de setembro.

Join Action_20 september

SPMS vence “European Healthcare Procurement Awards 2022” – categoria Digitalização & Transparência

21 Setembro, 2022

A SPMS foi distinguida na 1ª iniciativa pan-europeia de compras públicas da saúde que decorre em Bruxelas. O prémio foi atribuído nesta terça-feira, 20 de setembro, e vem reconhecer o trabalho que Portugal, através da SPMS, tem desenvolvido e pelo qual se tem destacado, sobretudo ao nível da digitalização no âmbito do trabalho enquanto central de compras da saúde.

nec facilisis id leo. dapibus lectus at sit non nunc efficitur.