Notícias

SPMS nas IV Jornadas da Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro

2 Dezembro, 2019

A SPMS, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), participou nas IV Jornadas da Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob o mote “A Integração de Cuidados”, no passado dia 21 de novembro, no Centro Cultural de Chaves.

A convite da organização, a SPMS participou na mesa-redonda relacionada com “A visão nacional para a integração de cuidados”, apresentando o tema “As ferramentas da telessaúde na integração de cuidados”.

Durante a apresentação foi dada a conhecer a visão integrada do CNTS para a telessaúde em Portugal, que valoriza um modelo inclusivo onde todos os cidadãos, profissionais e parceiros têm um contributo importante no crescimento desta rede.

Foram referidas diversas ferramentas desenvolvidas e implementadas pela SPMS para responder aos desafios da telessaúde, permitindo ultrapassar barreiras geográficas e um acompanhamento mais continuado, facilitando a partilha de informação e melhor articulação de cuidados, resultando em ganhos de saúde, maior qualidade de vida e eficiência operacional.

Ainda em destaque esteve o Plano Estratégico Nacional para a TeleSaúde 19-22 (PENTS), elaborado pela SPMS, através do CNTS, com o objetivo de definir uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde em Portugal.

Iniciativa de carácter científico-formativo, as Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro tiveram origem em 2016 numa parceria entre diversas entidades públicas e privadas do setor da Saúde e do Ensino, dos distritos de Bragança e de Vila Real.

A edição deste ano ficou a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Tâmega e Barroso tendo contado com a participação de mais de 300 profissionais de saúde da zona norte do país.

Temas

SPMS nas IV Jornadas da Saúde e Trás-os-Montes e Alto Douro

Mais de 100 mil teleconsultas no SNS

5 Fevereiro, 2020

Mais de 100.000 teleconsultas já foram registadas no Serviço Nacional de Saúde, desde 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2020. Em 2019 realizaram-se mais de 30 mil (30.074), ano em que se registou o número mais elevado, com uma taxa de crescimento de 13,5% face a 2018, e mais 5,7% comparativamente a 2017.

teleconsulta

Centro Nacional de TeleSaúde participa no Fórum DPOC no Alto Minho

5 Dezembro, 2019

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) no Alto Minho foi o tema do Fórum realizado a 03 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI – Darque. Micaela Monteiro, Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde, participou no painel de discussão que abordou a perspetiva do profissional quanto a esta doença e contou com visões de diferentes […]

Fórum DPOC3
Voltar
co-financiamento
dictum id Donec commodo adipiscing pulvinar consequat. tristique ipsum
Voltar para o topo.