Notícias

Nova unidade central de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde integrada na SPMS

13 Março, 2023

O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), que funciona sob gestão da SPMS, vai integrar a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), a nova estrutura que passa a assegurar os diferentes serviços de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde. O Despacho foi publicado em Diário da República no dia 10 de março.

A SPMS, através do CNTS, tem disponibilizado à população serviços de telessaúde do SNS pelo modelo omnicanal, que abrange a Linha SNS 24, o Portal e a app SNS 24 e os Balcões SNS 24. Recentemente, a aplicação móvel Telemonit veio reforçar a oferta, garantindo a monitorização remota de pessoas com doenças crónicas seguidas pelo SNS.

A unidade agora criada fica responsável por implementar, a nível nacional, o novo serviço de teleconsultas médicas dedicado às pessoas mais idosas e/ou mais vulneráveis, nomeadamente aos beneficiários das respostas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, da Rede Nacional de Cuidados Paliativos e da Rede de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Lares Residenciais.

Este projeto de alargamento dos Balcões SNS 24, soluções tecnológicas que facilitam a marcação e realização de consultas à distância tem, até ao momento, balcões em 28 ERPI. Em todo o país, há um total de 341 Balcões SNS 24 instalados, nomeadamente em edifícios de autarquias e nos Estabelecimentos Prisionais, onde visam igualmente uma maior facilidade na marcação e realização de teleconsultas em articulação com os Hospitais do SNS, permitindo que estas ferramentas tecnológicas fiquem acessíveis de forma equitativa.

A UCeT vai abranger diversas áreas de intervenção, designadamente telerrastreios, telediagnóstico, teleconsulta em tempo real e em tempo diferido, telemonitorização, telerrabilitação e outros serviços, assegurando, assim, novas respostas de telessaúde de forma consistente, contribuindo para aumentar o acesso aos serviços de saúde e a proximidade, sobretudo junto das populações mais vulneráveis.

Temas

| |

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.