Notícias

Nova unidade central de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde integrada na SPMS

13 Março, 2023

O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), que funciona sob gestão da SPMS, vai integrar a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), a nova estrutura que passa a assegurar os diferentes serviços de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde. O Despacho foi publicado em Diário da República no dia 10 de março.

A SPMS, através do CNTS, tem disponibilizado à população serviços de telessaúde do SNS pelo modelo omnicanal, que abrange a Linha SNS 24, o Portal e a app SNS 24 e os Balcões SNS 24. Recentemente, a aplicação móvel Telemonit veio reforçar a oferta, garantindo a monitorização remota de pessoas com doenças crónicas seguidas pelo SNS.

A unidade agora criada fica responsável por implementar, a nível nacional, o novo serviço de teleconsultas médicas dedicado às pessoas mais idosas e/ou mais vulneráveis, nomeadamente aos beneficiários das respostas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, da Rede Nacional de Cuidados Paliativos e da Rede de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Lares Residenciais.

Este projeto de alargamento dos Balcões SNS 24, soluções tecnológicas que facilitam a marcação e realização de consultas à distância tem, até ao momento, balcões em 28 ERPI. Em todo o país, há um total de 341 Balcões SNS 24 instalados, nomeadamente em edifícios de autarquias e nos Estabelecimentos Prisionais, onde visam igualmente uma maior facilidade na marcação e realização de teleconsultas em articulação com os Hospitais do SNS, permitindo que estas ferramentas tecnológicas fiquem acessíveis de forma equitativa.

A UCeT vai abranger diversas áreas de intervenção, designadamente telerrastreios, telediagnóstico, teleconsulta em tempo real e em tempo diferido, telemonitorização, telerrabilitação e outros serviços, assegurando, assim, novas respostas de telessaúde de forma consistente, contribuindo para aumentar o acesso aos serviços de saúde e a proximidade, sobretudo junto das populações mais vulneráveis.

Temas

| |

Jornadas SPMS encerram com sucesso e lançam plataforma eStudo

28 Novembro, 2024

Com mais de 1600 participantes em cinco dias de atividades, a 1.ª edição das Jornadas SPMS consolidou-se como um espaço de aprendizagem e inovação no setor da saúde. A Secretária de Estado da Gestão da Saúde presidiu ao encerramento.

Jornadas SPMS encerram com sucesso e lançam plataforma eStudo_SEGS_destaque
Voltar
Voltar para o topo.