Notícias

SPMS promove IX Fórum ENESIS 2020

30 Setembro, 2019

A SPMS organizou a 9ª edição do Fórum ENESIS 2020, que decorreu no dia 27 de setembro, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, em colaboração com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), para apresentação e discussão da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 20-22, que reuniu especialistas das Tecnologias da Informação na área da saúde.

Ao início da manhã, decorreu uma visita ao Hospital Padre Américo, que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, e do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins. Na visita foram debatidas as experiências de transformação digital, desenvolvidas pelo CHTS, no âmbito do programa SNS Sem Papel.

Ainda no período da manhã, realizou-se uma teleconsulta, durante a apresentação da RSE Live, uma plataforma de telessaúde desenvolvida pela SPMS. Foi estabelecido, em tempo real, o contacto de um “doente” com um médico especialista de Nefrologia, a partir do Registo de Saúde Eletrónico, simulando-se uma consulta de Nefrologia, uma especialidade que implica deslocações periódicas dos utentes ao CHTS para consultas de seguimento que, muitas vezes, implicam viagens de quilómetros.

A sessão plenária, que começou às 13.30h, foi iniciada por Carlos Alberto, que referiu a importância da partilha das experiências no Ecossistema. Henrique Martins, por seu lado, salientou o facto de ser a primeira vez que o Fórum ENESIS se realiza num Hospital, abordando os objetivos dos softwares clínicos e administrativos.

Algumas entidades do ecossistema apresentaram experiências e projetos inovadores, destacando a desmaterialização dos processos, o caminho iniciado no Big Data, a Inteligência Artificial e a gestão eletrónica de equipamentos.

A SPMS apresentou o documento preliminar da ENESIS 20-22, que enquadra a estratégia para o ecossistema de informação da saúde no triénio 2020 a 2022, tendo ainda promovido uma atividade com os participantes, no sentido de permitir o seu contributo para o documento e para a estratégia.

Foram ainda apresentadas, pela SPMS, as linhas gerais do plano de infraestruturas e dados, bem como o que está previsto no âmbito da nova RIS.

A sessão terminou com a assinatura do protocolo entre o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e a SPMS, que pretende estabelecer as formas de colaboração e articulação entre as duas entidades, tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades técnicas e humanas nas vertentes de infraestruturas, sistemas e inovação para soluções em saúde.

Temas

público fórum ENESIS

V Fórum ENESIS na SPMS

25 Janeiro, 2019

A SPMS, EPE organizou o V Fórum ENESIS, que decorreu no dia 23 de janeiro, nas suas instalações, em Lisboa, contando com representantes das entidades do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e do Conselho Consultivo do eSIS.

IV Fórum ENESIS 2020 promovido pela SPMS

26 Setembro, 2018

Realizou-se hoje, 26 de setembro, o IV Fórum ENESIS 2020, no Pequeno Auditório da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.

Voltar
Voltar para o topo.