SPMS promove VIII Fórum ENESIS 2020 com participação do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

16 Julho, 2019

A SPMS, EPE organizou a 8ª edição do Fórum ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 que decorreu hoje, 16 de julho, no Auditório INFARMED, em Lisboa.

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE deu o mote de abertura da sessão que contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Na sua intervenção, Francisco Ramos sublinhou a relevância das novas tecnologias para melhorar o acesso em saúde, afirmando ser importante introduzir “inovação e mudança”.

Numa referência ao novo Acordo-Quadro para a Aquisição de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica, desenvolvido pela SPMS e em vigor desde o dia 15 de julho, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde falou das diversas vantagens deste Acordo-Quadro, com o qual se espera obter uma melhor prática clínica e, por outro lado, assegurar formação contínua aos profissionais.

Ainda sobre o Acordo-Quadro, os vários oradores destacaram o papel importante da integração dos sistemas de apoio à decisão nos Serviços de Informação da Saúde para a reforma do serviço de saúde, sobretudo na melhoria da acessibilidade, eficiência e qualidade na continuidade dos cuidados. A integração destes sistemas permite a adaptação de softwares e a disponibilização dos mesmos, de modo a garantir a sua evolução, a par com as exigências do SNS e das diversas instituições do Ministério da Saúde.

Sobre o ponto de situação da ENESIS 2020, nomeadamente o plano estratégico para ENESIS 20-22, Alfredo Ramalho, da Direção de Sistemas de informação da SPMS, afirmou que “é claramente uma Estratégia Nacional”, que se pretende que seja mais participada, de modo a potenciar o que já foi alcançado.  Realçou o mérito da partilha de informação entre todos, referindo que o objetivo principal passa por um alinhamento do setor da saúde com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Para se concretizar os objetivos definidos, o financiamento é fundamental, como destacou Alexandra Vilela, Vogal da Comissão Diretiva da COMPETE 2020, salientando a extrema importância “do desenvolvimento que os fundos estruturais permitiram no setor da saúde”.

Numa tarde de debate animado, representantes das administrações das diversas instituições de saúde do país partilharam as suas experiências na implementação de medidas desenvolvidas pela SPMS, como a Receita e os Exames sem Papel, reportando casos e algumas situações curiosas relativamente aos vários processos de desmaterialização nas suas instituições.

Henrique Martins encerrou o Fórum, sugerindo mudanças no formato e nas apresentações da próxima edição, em alinhamento com uma estratégia pensada em conjunto.

O Fórum ENESIS 2020 tem como prioridade apresentar o alinhamento de expetativas das entidades, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas, e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020.

Forum ENESIS

SPMS promove IX Fórum ENESIS 2020

30 Setembro, 2019

A SPMS organizou a 9ª edição do Fórum ENESIS 2020, que decorreu no dia 27 de setembro, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, em colaboração com Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

público fórum ENESIS

V Fórum ENESIS na SPMS

25 Janeiro, 2019

A SPMS, EPE organizou o V Fórum ENESIS, que decorreu no dia 23 de janeiro, nas suas instalações, em Lisboa, contando com representantes das entidades do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e do Conselho Consultivo do eSIS.

IV Fórum ENESIS 2020 promovido pela SPMS

26 Setembro, 2018

Realizou-se hoje, 26 de setembro, o IV Fórum ENESIS 2020, no Pequeno Auditório da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.