Notícias

V Fórum ENESIS na SPMS

25 Janeiro, 2019

A SPMS, EPE organizou o V Fórum ENESIS, que decorreu no dia 23 de janeiro, nas suas instalações, em Lisboa, contando com representantes das entidades do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e do Conselho Consultivo do eSIS.

O Fórum ENESIS tem como prioridade apresentar o alinhamento de expetativas das entidades entre si, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020.

prof henrique v forum enesis

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou na sessão de abertura, na qual evidenciou pontos fundamentais, nomeadamente a elaboração de uma Estratégia para os Sistemas de Informação da Saúde, o financiamento na área TIC e uma Estratégia para os Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Foi precisamente a visão e linhas de ação para os Sistemas de Informação dos CSP, a temática central da apresentação da SPMS neste V Fórum, destacando-se a necessidade de ser implementado um modelo de governação para os CSP e a importância da comunicação no terreno.

plateia v forum enesis

Nesta quinta reunião, que contou com cerca de 80 participantes, foi feito o ponto de situação dos Grupos de Trabalho (GT) constituídos, da ENESIS, nomeadamente nas áreas de Arquitetura, Estratégia Mobile e Interoperabilidade.

A Coordenação do eSIS (CeSIS) apresentou o enquadramento e roadmap previsto para a elaboração da nova Estratégia para o Ecossistema de Informação de Saúde – ENESIS 20-22, sendo essencial o envolvimento de todos os stakeholders na criação da nova estratégia eHealth.

Responsável por coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, a SPMS assegura a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas.

plateia_2 v forum enesis

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
in justo elementum id commodo dapibus id elit. adipiscing libero libero.
Voltar para o topo.