Notícias

V Fórum ENESIS na SPMS

25 Janeiro, 2019

A SPMS, EPE organizou o V Fórum ENESIS, que decorreu no dia 23 de janeiro, nas suas instalações, em Lisboa, contando com representantes das entidades do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e do Conselho Consultivo do eSIS.

O Fórum ENESIS tem como prioridade apresentar o alinhamento de expetativas das entidades entre si, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020.

prof henrique v forum enesis

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou na sessão de abertura, na qual evidenciou pontos fundamentais, nomeadamente a elaboração de uma Estratégia para os Sistemas de Informação da Saúde, o financiamento na área TIC e uma Estratégia para os Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Foi precisamente a visão e linhas de ação para os Sistemas de Informação dos CSP, a temática central da apresentação da SPMS neste V Fórum, destacando-se a necessidade de ser implementado um modelo de governação para os CSP e a importância da comunicação no terreno.

plateia v forum enesis

Nesta quinta reunião, que contou com cerca de 80 participantes, foi feito o ponto de situação dos Grupos de Trabalho (GT) constituídos, da ENESIS, nomeadamente nas áreas de Arquitetura, Estratégia Mobile e Interoperabilidade.

A Coordenação do eSIS (CeSIS) apresentou o enquadramento e roadmap previsto para a elaboração da nova Estratégia para o Ecossistema de Informação de Saúde – ENESIS 20-22, sendo essencial o envolvimento de todos os stakeholders na criação da nova estratégia eHealth.

Responsável por coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, a SPMS assegura a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas.

plateia_2 v forum enesis

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.