Notícias

IV Fórum ENESIS 2020 promovido pela SPMS

26 Setembro, 2018

Realizou-se hoje, 26 de setembro, o IV Fórum ENESIS 2020, no Pequeno Auditório da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.

A sessão de abertura foi conduzida por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, que reforçou a importância dos Sistemas de Informação (SI) como “um fator decisivo para o sucesso das organizações”. Para Henrique Martins, a finalidade dos SI centra-se na “melhoria da saúde dos cidadãos a nível físico, mental e social”.

henrique martins iv enesis

No decorrer do evento foi feita uma análise aos planos estratégicos das entidades, sendo apresentados dois, o primeiro a cargo de Alfredo Ramalho, Diretor de Sistemas de Informação da SPMS, o segundo por José Castanheira, dos Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

alfredo ramalho iv enesis

A Cibersegurança foi também um dos grandes temas deste IV Fórum, onde se destacou a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, que referiu a extrema importância do investimento na segurança dos dados, sublinhando o compromisso da SPMS em preservar as informações de saúde, protegendo o cidadão.

Esta quarta reunião contou, ainda, com o ponto de situação relativo aos trabalhos do GAR – Grupo de Trabalho de definição da arquitetura de referência do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e a apresentação de duas estratégias, uma para a Interoperabilidade Local na Saúde – LIGHt, que assegura a correta comunicação com os Sistemas de Informação, e a estratégia Mobile SPMS, abordando as vantagens de aplicações móveis como a MySNS Carteira, utilizada por mais de 220.000 cidadãos de todas as faixas etárias.

A SPMS, EPE é a organização responsável por coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, garantindo a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas.

O Fórum ENESIS tem como principal objetivo apresentar “o alinhamento de expetativas das entidades entre si, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020″.

plateia iv enesis

Estratégia ENESIS 20|22 aprovada na 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS

10 Janeiro, 2020

A SPMS acolheu, no dia 7 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, a 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS, órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde). O objetivo da reunião foi fazer o ponto de situação da proposta estratégica ENESIS 2020 e do seu triénio de atividade que terminou em dezembro de 2019, tendo a proposta sido aprovada no final da reunião.

Reunião conselho Consultivo ENESIS

Public Consultation on the National Strategy for the Health Information Ecosystem

15 Outubro, 2019

The National Strategy for the Health Information Ecosystem ENESIS 2020 comprised the period between 2017-2019. It was the first strategy of this nature that was adopted and appointed by an official act of government. Over this period, it was possible to initiate a common strategic track of thought and action about the Health Information Ecosystem (eSIS).

ENESIS 2022 nova data EN
Voltar
Voltar para o topo.