Notícias

“Think Tank – O Despertar de um Sonho” com participação da SPMS

30 Outubro, 2019

“Como fazer evoluir o SNS para dar resposta aos seus principais desafios nos próximos 40 anos?” foi uma das principais questões do “Think Tank – O Despertar de um Sonho”, que decorreu ontem, dia 29 de outubro, em Lisboa.

Inserido na iniciativa SNS 4 Décadas de Sucesso, o Think Tank foi um espaço de debate de visões distintas sobre a estratégia nacional do eHealth, envolvendo o ecossistema de saúde público, social e privado. Contou com a participação de vários especialistas e líderes de opinião do setor da Saúde.

Em representação da SPMS, Arlete Monteiro, Diretora dos Sistemas de Informação, liderou o tema “Internacionalização e marca eHealth Portugal”em debate num dos quatro grupos temáticos a trabalhar em sessões paralelas.

Pedro Batista e Jessica Domingues, da Direção de Sistemas de Informação da SPMS, também participaram neste Think Tank.

Congresso Nacional de Contratação Pública - debate2

Seguindo a metodologia World Café, o encontro arrancou com intervenções de oradores convidados, nomeadamente, Ana Rita Pereira, da Microsoft, Adalberto Campos Fernandes, da Escola Nacional de Saúde Pública, Pedro Câmara Ramos, Secretário Regional de Saúde da Madeira (por vídeo), e Henrique Martins, Presidente da SPMS, também por vídeo.

“Para termos um ecossistema de fornecedores, empresas, hospitais, clínicas, grupos privados e o próprio Serviço Nacional de Saúde com um nível de performance de excelência, temos de debater e ter uma ambição coletiva”, realçou Henrique Martins na sua intervenção.

Do debate dos temas, produziram-se ideias inovadoras e os resultados serão integrados num documento de orientações, a apresentar no final da fase de consulta pública da ENESIS 2020.

Numa abordagem ao futuro do SNS, Maria de Belém Roseira encerrou o Think Tank, organizado pelo Fórum Hospital do Futuro. A SPMS participou, mais uma vez,  ativamente no debate sobre a relevância dos sistemas de informação e o impacto da transformação digital na sustentabilidade do SNS.

Temas

|

Think Tank - despertar de um sonho

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.