Notícias

Estratégia ENESIS 20|22 aprovada na 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS

10 Janeiro, 2020

A SPMS acolheu, no dia 7 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, a 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS, órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde). O objetivo da reunião foi o ponto de situação da proposta estratégica ENESIS 2020 e do seu triénio de atividade que terminou em dezembro de 2019, tendo a proposta sido aprovada no final da reunião.

Na reunião, foram apresentados os resultados da Consulta Pública, que decorreu entre os dias 12 de outubro e 13 de dezembro, na qual os vários stakeholders, nomeadamente cidadãos e profissionais de saúde, foram inquiridos sobre a estratégia ENESIS proposta.

Neste encontro, foram ainda apresentadas as oportunidades e limitações do orçamento para 2020, com destaque para os constrangimentos provocados pelas inferiores inscrições orçamentais para os Sistemas de Informação, que limitam os benefícios propostos com a implementação da estratégia. Os desenvolvimentos previstos para a nova RIS (Rede Informática da Saúde), bem como o trabalho relativo à estratégia de Rede de Dados de Saúde, que integra a otimização da infraestrutura de Data Centers, foram também mencionados.

Esta reunião veio no seguimento da estratégia proposta pela SPMS através do CeSIS, a ENESIS 20|22.  Uma estratégia proposta para o triênio 2020-2022, onde se abordam os Eixos Estratégicos, Dimensões e Medidas para a transformação digital na saúde, tendo também sido apresentadas algumas das sub-estratégias que estão a ser desenvolvidas no âmbito do eSIS, que dão resposta às Dimensões da ENESIS.

No Conselho Consultivo presente na reunião estiveram representantes da Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Nutricionistas, da Associação de Farmácias de Portugal, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, da Associação dos Profissionais de Serviço Social e da Associação Portuguesa dos Fisioterapeutas.

A SPMS esteve representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, pela Diretora de Sistemas de Informação da SPMS e elementos que integram o Núcleo de Coordenação do eSIS, da Direção de Sistemas de Informação (CeSIS).

Temas

|

Reunião conselho Consultivo ENESIS

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.