Notícias

Inteligência Artificial na Saúde

18 Abril, 2019

A Inteligência Artificial é um tema relevante e que assume uma importância, cada vez maior, no setor da Saúde. A SPMS tem vários projetos em curso, em parceria com instituições como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Calouste Gulbenkian, tendo por finalidade fortalecer o sistema de saúde em Portugal, através da melhoria da informação disponível para vigilância do estado de saúde da população, bem como do desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão clínica e prestação de cuidados.

Atualmente, estão em desenvolvimento quatro projetos:

  • “Caracterizar e reduzir a prescrição inadequada de antibióticos”
  • “Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares”
  • “Derm.AI – Utilização de Inteligência Artificial na Teledermatologia”
  • “SNS24 PathScout.AI – Utilização de IA e PLN no Serviço de TAE no SNS24”.

A 3ª edição do Portugal eHealth Summit, que decorreu de 19 a 22 de março, contou com sessões dedicadas à temática da Inteligência Artificial (IA). Exemplo disso foi o painel “Artificial Intelligence Solution Supports Health Care Professionals in their Everyday Work”, com participação dos oradores internacionais Illari Richardt, Sanna Solala, Kaisa Sundman, que destacaram a digitalização como sendo a chave de conetividade para a implementação da IA.

Identificados os riscos de saúde associados a determinada população e feita uma análise dos dados, a IA pode contribuir para soluções, traduzindo-se em mais-valias nas rotinas diárias do profissional de saúde e do utente. A IA apresenta vantagens para a saúde pública, tendo como pilares a qualidade e o rigor, as políticas de confidencialidade e proteção de dados, bem como assegurar a confiança dos cidadãos na informação que depositam no SNS.

Para aprofundar mais sobre este tema, pode aceder aos vídeos do evento, disponíveis no site http://ehealthsummit.pt/videos/

imagem cérebro tecnológico

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

RULEBOOK_NOTICIA-01

SAD em Inteligência Artificial alcança 11 agentes económicos qualificados

6 Fevereiro, 2020

A SPMS qualificou, no dia 6 de fevereiro, mais um candidato no âmbito dos lotes 43 a 52 do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial. Este candidato passa a integrar o leque de fornecedores qualificados, totalizando até ao momento, 11 agentes económicos já qualificados.

inteligência artificial

SPMS no European Research and Innovation Days

25 Setembro, 2019

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou hoje no European Research and Innovation Days, o primeiro evento anual político da Comissão Europeia que junta diversos stakeholders para debater e definir o futuro da investigação e inovação europeias.

Professor Henrique Martins na European research and Innovation days
Voltar
co-financiamento
nunc id libero Lorem felis Praesent porta.
Voltar para o topo.