Notícias

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

Ecossistemas de partilha de dados têm maior oportunidade de criação de valor do que a abordagem tradicional da cadeia de valor. As partes de uma rede de dados podem aceder a dados e know-how mais diversificados e têm uma capacidade aumentada para escalar as operações rapidamente e reduzir custos.

O projeto IHAN® da SITRA é uma iniciativa finlandesa que estabelece as bases para uma economia de dados justa, na qual serviços digitais de sucesso são baseados na confiança mútua e criam valor para todos. Esses também são valores fundamentais para o ecossistema de dados de saúde.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados foi produzido como parte do projeto IHAN Economia equitativa de dados da SITRA. Este Manual disponibiliza um conjunto de ferramentas práticas para organizações pioneiras que desenvolvem a suas operações usando dados e criando novos produtos e serviços que respeitam os princípios de uma economia equitativa de dados.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados oferece modelos de contrato para facilitar a construção da rede de dados, modelos de código de conduta e outras ferramentas tornam mais fácil construir e integrar novas redes de dados que assentam na transparência da partilha de dados.

A tradução para o português visa promover boas práticas na partilha de dados, sendo parte do compromisso da SPMS com modelos de governação de dados de saúde assentes na confiança e criação de conhecimento assente na reutilização de dados no setor de saúde, que emerge da experiência conjunta de redes de dados multissectoriais.

A versão traduzida para português está disponível no website da SPMS e também no website da SITRA.

Informação adicional sobre o projeto IHAN da SITRA e a versão em inglês do documento disponíveis em https://www.sitra.fi/en/topics/fair-data-economy/ e https://www.sitra.fi/en/publications/rulebook-for-a-fair-data-economy/#download-the-rulebook.

Consulte a versão inglesa da notícia.

RULEBOOK_NOTICIA-01

SPMS em foco na eHealth Network pelos avanços em saúde digital

18 Março, 2024

A SPMS apresentou o modelo de trabalho para a cooperação em Saúde Digital Global, na última reunião da eHealth Network (eHN) Coordinated Actions, que decorreu no dia 6 de março. Reconhecida como uma referência pelos resultados alcançados, a SPMS falou sobre o seu novo Núcleo de Saúde Digital para a cooperação internacional. Em representação da […]

“Na SPMS, temos mais mulheres do que homens”

8 Março, 2024

“Direitos das Mulheres e os Desafios das Tecnologias: Os próximos 50 anos de Democracia” foi o mote da conversa que juntou dirigentes de várias entidades. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS foi uma das convidadas desta conversa moderada por Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, que decorreu […]

Voltar
Voltar para o topo.