Notícias

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

Ecossistemas de partilha de dados têm maior oportunidade de criação de valor do que a abordagem tradicional da cadeia de valor. As partes de uma rede de dados podem aceder a dados e know-how mais diversificados e têm uma capacidade aumentada para escalar as operações rapidamente e reduzir custos.

O projeto IHAN® da SITRA é uma iniciativa finlandesa que estabelece as bases para uma economia de dados justa, na qual serviços digitais de sucesso são baseados na confiança mútua e criam valor para todos. Esses também são valores fundamentais para o ecossistema de dados de saúde.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados foi produzido como parte do projeto IHAN Economia equitativa de dados da SITRA. Este Manual disponibiliza um conjunto de ferramentas práticas para organizações pioneiras que desenvolvem a suas operações usando dados e criando novos produtos e serviços que respeitam os princípios de uma economia equitativa de dados.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados oferece modelos de contrato para facilitar a construção da rede de dados, modelos de código de conduta e outras ferramentas tornam mais fácil construir e integrar novas redes de dados que assentam na transparência da partilha de dados.

A tradução para o português visa promover boas práticas na partilha de dados, sendo parte do compromisso da SPMS com modelos de governação de dados de saúde assentes na confiança e criação de conhecimento assente na reutilização de dados no setor de saúde, que emerge da experiência conjunta de redes de dados multissectoriais.

A versão traduzida para português está disponível no website da SPMS e também no website da SITRA.

Informação adicional sobre o projeto IHAN da SITRA e a versão em inglês do documento disponíveis em https://www.sitra.fi/en/topics/fair-data-economy/ e https://www.sitra.fi/en/publications/rulebook-for-a-fair-data-economy/#download-the-rulebook.

Consulte a versão inglesa da notícia.

RULEBOOK_NOTICIA-01

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
eleifend risus. felis vulputate, lectus vel, ante. elit. efficitur. mattis libero Praesent
Voltar para o topo.