Notícias

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

Ecossistemas de partilha de dados têm maior oportunidade de criação de valor do que a abordagem tradicional da cadeia de valor. As partes de uma rede de dados podem aceder a dados e know-how mais diversificados e têm uma capacidade aumentada para escalar as operações rapidamente e reduzir custos.

O projeto IHAN® da SITRA é uma iniciativa finlandesa que estabelece as bases para uma economia de dados justa, na qual serviços digitais de sucesso são baseados na confiança mútua e criam valor para todos. Esses também são valores fundamentais para o ecossistema de dados de saúde.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados foi produzido como parte do projeto IHAN Economia equitativa de dados da SITRA. Este Manual disponibiliza um conjunto de ferramentas práticas para organizações pioneiras que desenvolvem a suas operações usando dados e criando novos produtos e serviços que respeitam os princípios de uma economia equitativa de dados.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados oferece modelos de contrato para facilitar a construção da rede de dados, modelos de código de conduta e outras ferramentas tornam mais fácil construir e integrar novas redes de dados que assentam na transparência da partilha de dados.

A tradução para o português visa promover boas práticas na partilha de dados, sendo parte do compromisso da SPMS com modelos de governação de dados de saúde assentes na confiança e criação de conhecimento assente na reutilização de dados no setor de saúde, que emerge da experiência conjunta de redes de dados multissectoriais.

A versão traduzida para português está disponível no website da SPMS e também no website da SITRA.

Informação adicional sobre o projeto IHAN da SITRA e a versão em inglês do documento disponíveis em https://www.sitra.fi/en/topics/fair-data-economy/ e https://www.sitra.fi/en/publications/rulebook-for-a-fair-data-economy/#download-the-rulebook.

Consulte a versão inglesa da notícia.

RULEBOOK_NOTICIA-01

eHealth Summit Portugal I Novas Datas

23 Setembro, 2022

A 5ª edição do eHealth Summit Portugal tem novas datas. A maior cimeira de saúde digital que representa o Ministério da Saúde e é referência no país e na Europa irá realizar-se nos dias 14 e 15 de março de 2023. O evento de lançamento mantém-se e terá lugar já no próximo dia 25 de outubro no Centro Cultural de Belém.

SPMS na ação-conjunta europeia eCAN

22 Setembro, 2022

A SPMS participou na primeira reunião oficial da ação-conjunta eCAN, enquadrada noPlano Europeu de Luta Contra o Cancro,  que decorreu em Bruxelas, nos dias 20 e 21 de setembro.

Join Action_20 september

SPMS vence “European Healthcare Procurement Awards 2022” – categoria Digitalização & Transparência

21 Setembro, 2022

A SPMS foi distinguida na 1ª iniciativa pan-europeia de compras públicas da saúde que decorre em Bruxelas. O prémio foi atribuído nesta terça-feira, 20 de setembro, e vem reconhecer o trabalho que Portugal, através da SPMS, tem desenvolvido e pelo qual se tem destacado, sobretudo ao nível da digitalização no âmbito do trabalho enquanto central de compras da saúde.

Voltar
co-financiamento
sit amet, justo elit. dolor. pulvinar massa suscipit mattis
Voltar para o topo.