Notícias

Exames Sem Papel – Consentimento do utente para partilhar resultados na Área do Cidadão

14 Setembro, 2018

A disponibilização dos resultados de exames médicos (MCDT), na Área do Cidadão do Portal SNS, é automaticamente comunicada ao utente através de email, contendo a indicação específica do local e data de prestação do exame, de acordo com o Despacho nº 6916/2018, publicado a 18 de julho, em Diário da República.

Contudo, para que esta disponibilização de resultados fique acessível, quer para o utente na sua Área do Cidadão, quer para o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional, o médico de família deverá recolher o consentimento oral do utente, durante a consulta em que é feita a requisição de exames. Só através deste consentimento, assinalado pelo médico no sistema de informação, será possível a partilha de resultados por via desmaterializada.

É imprescindível o registo do utente na Área do Cidadão para que receba o email a informar que os resultados dos exames já podem ser consultados. O médico assume um papel fundamental no esclarecimento, em caso de dúvidas, sobre a inscrição na Área do Cidadão do Portal do SNS.

Relativamente às entidades prestadoras aderentes ao projeto, e que podem disponibilizar os resultados dos exames em suporte digital, o número é cada vez maior. Saiba mais em: examessempapel.spms.min-saude.pt

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.