Notícias

Exames Sem Papel – Consentimento do utente para partilhar resultados na Área do Cidadão

14 Setembro, 2018

A disponibilização dos resultados de exames médicos (MCDT), na Área do Cidadão do Portal SNS, é automaticamente comunicada ao utente através de email, contendo a indicação específica do local e data de prestação do exame, de acordo com o Despacho nº 6916/2018, publicado a 18 de julho, em Diário da República.

Contudo, para que esta disponibilização de resultados fique acessível, quer para o utente na sua Área do Cidadão, quer para o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional, o médico de família deverá recolher o consentimento oral do utente, durante a consulta em que é feita a requisição de exames. Só através deste consentimento, assinalado pelo médico no sistema de informação, será possível a partilha de resultados por via desmaterializada.

É imprescindível o registo do utente na Área do Cidadão para que receba o email a informar que os resultados dos exames já podem ser consultados. O médico assume um papel fundamental no esclarecimento, em caso de dúvidas, sobre a inscrição na Área do Cidadão do Portal do SNS.

Relativamente às entidades prestadoras aderentes ao projeto, e que podem disponibilizar os resultados dos exames em suporte digital, o número é cada vez maior. Saiba mais em: examessempapel.spms.min-saude.pt

Um ano de “Exames Sem Papel”

19 Julho, 2019

“Um projeto de desmaterialização não é informático, é um projeto de alteração de processos”, realçou Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, no dia do primeiro exame sem papel com assinatura digital. Um ano depois do arranque, o que mudou?

1 ano de exames sem papel
Voltar
co-financiamento
neque. diam eget Praesent ante. Donec ut lectus libero accumsan tristique
Voltar para o topo.