Notícias

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

27 Fevereiro, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal.

Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) através destes canais também tem aumentado progressivamente, contando atualmente com mais de 900 laboratórios convencionados aderentes.

A partilha de resultados tornou-se fundamental para acelerar procedimentos nos cuidados de saúde primários, onde foram já prescritas cerca de 45 milhões de requisições eletrónicas de MCDT, das quais mais de 90% foram totalmente desmaterializadas (sem papel). Endoscopias gastrenterológicas, medicina física e de reabilitação, pneumologia, imunoalergologia e radiologia são algumas das áreas abrangidas.

A partilha de resultados dos exames por via digital tem impulsionado melhorias significativas no sistema de saúde, evitando perdas ou duplicação da informação, quer tenham sido realizados no setor público ou no privado. A desmaterialização dos exames médicos torna o acesso aos seus resultados mais rápido e cómodo, quer para utentes, quer para os profissionais de saúde.

O projeto Exames Sem Papel beneficia de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente Transição Digital na Saúde, e será progressivamente alargado.

Temas

| |

SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração

17 Julho, 2024

A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde. Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.