Notícias

SPMS na conferência “Chave Móvel Digital: Impacto nos consumidores, nas empresas e no Estado”

10 Julho, 2018

Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE participou, hoje, na conferência “Chave Móvel Digital: Impacto nos consumidores, nas empresas e no Estado”, promovida pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) e pelo Movimento pela Utilização Digital Única (MUDA), no Palácio Foz, em Lisboa.

No âmbito da transformação digital que ocorre em todas as áreas da sociedade, esta iniciativa pretende promover o uso da Chave Móvel Digital (CMD), uma forma (autenticação) mais simples, segura e cómoda de aceder aos serviços dos setores privado e público.

Na sua intervenção, Henrique Martins partilhou a estratégia digital da Saúde, destacando os casos onde a CMD já é utilizada no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão, na app My SNS Carteira e PEM – Prescrição Eletrónica Médica.

CMD1-apresentaçao

Inserida no Registo de Saúde Eletrónico, a Área do Cidadão destina-se aos utentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos Profissionais e Instituições de Saúde, podendo ser feita uma autenticação simples (nº de Utente SNS + Palavra-Passe), ou uma autenticação forte (Cartão de Cidadão e respetivo PIN) e através da CMD e respetivo PIN. Desde janeiro de 2015 foram realizados 325 294 registos por CMD.

Relativamente à aplicação móvel MySNS Carteira, em junho, e a título de exemplo, realizaram-se aproximadamente 22 mil acessos, com sucesso, através da CMD. A PEM irá disponibilizar, ainda durante o Verão, a versão mobile, permitindo ao médico prescrever uma receita, a partir de qualquer lugar, sendo necessário a autenticação por CMD.

A ativação da Chave Móvel Digital é importante, uma vez que praticamente todos os sites que disponibilizam serviços públicos adotam este novo sistema de autenticação.  Pode ser feita presencialmente, em qualquer Loja ou Espaço do Cidadão ou on-line.

CMd2-henrique martins discursa 1

A AMA é responsável por soluções de autenticação que visam garantir a segurança, física e eletrónica, reduzindo os riscos de fraude e preservando os direitos de confidencialidade e privacidade dos dados pessoais, em conformidade com os requisitos da União Europeia.

O MUDA é uma iniciativa portuguesa promovida por empresas dos vários setores da economia, universidades e pelo Governo, com o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e de maximizar os benefícios associados aos serviços digitais, disponibilizados por empresas e pelo Estado, contribuindo para reduzir o número de pessoas que não usam a Internet e aumentar o número de utilizadores com competências avançadas.

Distinguida pela revista Exame Informática, a CMD venceu o prémio Internet em 2018, reconhecendo o esforço da AMA na aproximação entre os cidadãos e o Estado. Para mais informações sobre a CMD, consulte o sítio autenticacao.gov.pt ou contacte para o e-mail info.portaldocidadao@ama.pt.

A SPMS, EPE apoia estas iniciativas conjuntas da AMA e do MUDA.

CMD3-henrique martins
Temas

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
co-financiamento
Donec Aliquam consequat. Aenean massa risus. leo efficitur. lectus pulvinar diam
Voltar para o topo.