Notícias

“SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde” com participação da SPMS

17 Maio, 2019

A SPMS participou nesta sexta-feira, dia 17 de maio, na sessão de apresentação “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde”, que decorreu no Auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, no Parque de Saúde de Lisboa.

Contando com a presença de vários governantes políticos e de dirigentes de diversas entidades ligadas à área da Saúde, o evento marcou a apresentação oficial da Chave Móvel Digital (CMD) como meio preferencial de autenticação no acesso aos dados de saúde, já a partir do próximo dia 20 de maio.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ventura Ramos, reconheceu e elogiou todo o trabalho que a SPMS tem desenvolvido. Henrique Martins, Presidente da SPMS, destacou algumas das medidas emblemáticas que constituem o SIMPLEX+ Saúde, e das quais a SPMS é responsável, como a Receita Sem Papel, as apps do SNS ou o Centro de Contacto do SNS – SNS 24.

cmd1
cmd2

O acesso à Área do Cidadão do Portal SNS passa ser feito exclusivamente  através de Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, tornando-se no primeiro serviço público a condicionar o acesso dos cidadãos à sua plataforma online a este procedimento de autenticação. A Área do Cidadão do Portal SNS disponibiliza um conjunto de serviços cada vez mais vastos, que aproximam o Serviço Nacional de Saúde ao cidadão, facilitando-lhe a vida e evitando deslocações e filas de espera.

“O setor da saúde é onde mais pessoas assinam com autenticação forte e a partir de segunda-feira será, certamente, o site com mais utilização da Chave Móvel Digital, sublinhou Henrique Martins, concluindo a sua apresentação com um agradecimento a todos os presentes pelo trabalho que, em conjunto, têm desenvolvido.

cmd3

A CMD é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro. Permite, também, que os cidadãos possam assinar, eletronicamente e de forma segura, documentos em vários formatos.

O “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde” contou, ainda, com intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Temas

|

Simplex-Chave-Móvel-Digital-na-Saúde

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
at felis quis consectetur mi, porta.
Voltar para o topo.