Notícias

“SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde” com participação da SPMS

17 Maio, 2019

A SPMS participou nesta sexta-feira, dia 17 de maio, na sessão de apresentação “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde”, que decorreu no Auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, no Parque de Saúde de Lisboa.

Contando com a presença de vários governantes políticos e de dirigentes de diversas entidades ligadas à área da Saúde, o evento marcou a apresentação oficial da Chave Móvel Digital (CMD) como meio preferencial de autenticação no acesso aos dados de saúde, já a partir do próximo dia 20 de maio.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ventura Ramos, reconheceu e elogiou todo o trabalho que a SPMS tem desenvolvido. Henrique Martins, Presidente da SPMS, destacou algumas das medidas emblemáticas que constituem o SIMPLEX+ Saúde, e das quais a SPMS é responsável, como a Receita Sem Papel, as apps do SNS ou o Centro de Contacto do SNS – SNS 24.

cmd1
cmd2

O acesso à Área do Cidadão do Portal SNS passa ser feito exclusivamente  através de Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, tornando-se no primeiro serviço público a condicionar o acesso dos cidadãos à sua plataforma online a este procedimento de autenticação. A Área do Cidadão do Portal SNS disponibiliza um conjunto de serviços cada vez mais vastos, que aproximam o Serviço Nacional de Saúde ao cidadão, facilitando-lhe a vida e evitando deslocações e filas de espera.

“O setor da saúde é onde mais pessoas assinam com autenticação forte e a partir de segunda-feira será, certamente, o site com mais utilização da Chave Móvel Digital, sublinhou Henrique Martins, concluindo a sua apresentação com um agradecimento a todos os presentes pelo trabalho que, em conjunto, têm desenvolvido.

cmd3

A CMD é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro. Permite, também, que os cidadãos possam assinar, eletronicamente e de forma segura, documentos em vários formatos.

O “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde” contou, ainda, com intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Temas

|

Simplex-Chave-Móvel-Digital-na-Saúde

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.