Centro Hospitalar Médio Tejo fomenta “SNS Sem Papel” com apoio da SPMS

24 Maio, 2018

O auditório do Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas, foi palco de uma sessão inserida no projeto “SNS Sem Papel”, realizada hoje, 24 de maio e dirigida a todos os profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Seguindo o objetivo da eliminação do papel no Serviço Nacional de Saúde, e nas vantagens que advêm da transformação digital no setor, a SPMS, EPE participa nesta sessão, que arrancou com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração do CH Médio Tejo, Carlos Costa, com palavras de motivação para que a instituição hospitalar avance nesta mudança de paradigma.

Incentivar a redução gradual do papel, através da adoção de atitudes e práticas simples, mas que fazem a diferença, foi o mote da apresentação de Rosa Amora, responsável pela Comissão Local de Informatização Clínica. Ainda com números pouco expressivos nas receitas totalmente desmaterializadas, a instituição reforça, assim, o objetivo de fomentar a elimininação do papel, contando com o apoio dos profissionais de saúde, os principais agentes desta mudança. A total desmaterialização da receita faz parte deste processo.

henrique martins _chmedio tejo2

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, incentivou a adoção da Receita Sem Papel nos hospitais, numa referência a algumas das principais vantagens do uso da tecnologia e apelando, igualmente, ao registo na Área do Cidadão e à utilização da app MySNS Carteira.

Duas iniciativas do projeto “SNS Sem Papel”, no mesmo dia, em diferentes instituições, contribuíram para aumentar os inscritos na Área do Cidadão do Portal do SNS e o número de downloads da app MySNS Carteira.

henrique martins _chmedio tejo

A SPMS, EPE irá continuar a dinamizar atividades, colaborando com as instituições de saúde, de forma a potencializar o objetivo de um “SNS Sem Papel” até 2020, definido pelo Ministério da Saúde.

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

Plano Individual de Cuidados em destaque no “Jornal de Negócios”

8 Novembro, 2019

O Plano Individual de Cuidados (PIC) é uma ferramenta totalmente centrada no utente, disponível dentro da Área do Cidadão do Portal do SNS, ou através da app MySNS Carteira, para qualquer cidadão residente em Portugal. Desenvolvido pela SPMS, EPE, o PIC permite ao utente interagir com o médico em tempo real, bem como ter um acompanhamento atualizado.

banner cuidados saúde