Notícias

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas. 

A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em todo o Serviço Nacional de Saúde e, em 2017, já funcionava em pleno em todo o país, incluindo Madeira e Açores.

Este formato eletrónico permitiu a prescrição, em simultâneo, de diferentes tipologias de medicamentos, ou seja, a mesma receita pode incluir fármacos comparticipados e tratamentos não comparticipados. No ato da dispensa nas farmácias, o utente pode optar por aviar todos os produtos prescritos, ou apenas parte deles, e levantar os restantes em diferentes estabelecimentos e datas distintas.

Com vantagens claras para médicos, farmacêuticos e cidadãos, a Receita Sem Papel fomentou de forma significativa a transformação digital do sistema de saúde português, pois trouxe inovação, reduziu custos, simplificou procedimentos e, através dos seus mecanismos antifraude, tem contribuído para uma monitorização apurada e para a rápida deteção de irregularidades.

A Receita Sem Papel é um bom exemplo da tecnologia ao serviço das pessoas e do sistema de saúde. Hoje, o utente recebe a prescrição por e-mail ou SMS e pode, também, consultar as suas receitas através da área pessoal do portal SNS 24 e na app SNS 24.

SPMS desafia especialistas em dados de saúde

22 Maio, 2024

No âmbito da implementação nacional do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS participa na ação europeia QUANTUM. Para a concretização deste objetivo, procura especialistas em qualidade e utilização de dados de saúde. Na ação europeia QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU”, a SPMS […]

Desmaterialização promove acesso da população reclusa à saúde

22 Maio, 2024

O Salão Nobre do Estabelecimento Prisional (EP) de Monsanto acolheu, esta terça-feira, 21 de maio, a apresentação do projeto de desmaterialização e integração dos sistemas de informação da saúde nos serviços prisionais e de reinserção social. Desenvolvido em estreita parceria pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pela Serviços Partilhados do Ministério da […]

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Voltar
Voltar para o topo.