Notícias

Aprovada Estratégia TIC 2020

1 Agosto, 2017

No dia 26 de julho foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 108/2017, onde se aprova a Estratégia TIC 2020 – Tecnologias da Comunicação e da Informação 2020, já deliberada em Conselho de Ministros a 2 de março, bem como os respetivos Planos Setoriais TIC de cada uma das 17 áreas governamentais.

A Estratégia para a Transformação Digital na Administração Pública (AP) deverá ser implementada até 31 de dezembro de 2020, tendo a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) como responsável pela sua monitorização.

Esta iniciativa comum, que consagra doze medidas concretas, decorreu do trabalho desenvolvido pelo grupo de projeto CTIC – Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública. Aposta na simplificação administrativa e na melhoria progressiva de serviços públicos em função das necessidades dos cidadãos e das empresas.

Assente em três eixos específicos: Integração e Interoperabilidade; Inovação e Competitividade e Partilha de Recursos, a Estratégia TIC 2020 visa, assim, a transformação digital da Administração Pública, tornando os serviços digitais mais simples e acessíveis. Potenciar a adesão a estes serviços por parte dos cidadãos e das empresas são os principais objetivos desta medida que pretende, igualmente, potenciar um desenvolvimento sustentável em matéria de transformação digital.

Este é um marco para as TIC na Administração Pública, que não teria sido possível sem as sinergias de todos os que compõem o Conselho para as TIC na Administração Pública, em especial dos Representantes Ministeriais e as respetivas equipas.

Em alinhamento com a Estratégia TIC 2020 na Administração Pública, a ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde implementa um conjunto de iniciativas concretas, nomeadamente as iniciativas de curto espectro, para questões focalizadas, endereçando necessidades de base tecnológica, que se distribuem pelos 3 eixos da Estratégia TIC 2020. O acompanhamento comum destas iniciativas garante o alinhamento tecnológico com a demais Administração Pública.

A responsabilidade de coordenar e supervisionar a ENESIS 2020 cabe à SPMS, EPE, garantindo a sua dinamização, particularmente no âmbito do eSIS, bem como a sua operacionalização no âmbito do SNS.

Os documentos RCM, Estratégia TIC 2020 e Planos Setoriais encontram-se disponíveis para consulta em: tic.gov.pt

Temas

TIC-2020

Estratégia TIC 2020 aprovada pelo Governo

3 Março, 2017

Em reunião do Conselho de Ministros, realizada no dia 02 de março, foi aprovada a “Estratégia TIC 2020” e o respetivo plano de ação, assim como os planos setoriais, apresentados pelo Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública (CTIC).

Estratégia-TIC

SPMS acolhe reunião da rSPtic

11 Janeiro, 2017

No âmbito das reuniões promovidas pela Rede Operacional de Serviços Partilhados de Tecnologias de Informação e Comunicação da Administração Pública (rSPtic), a SPMS foi a anfitriã da 24ª reunião, realizada em Lisboa, a 11 de janeiro.

Banner_rSPtic_SPMS
Voltar
Voltar para o topo.