Notícias

Primeiro Fórum ENESIS 2020

23 Junho, 2017

No próximo dia 27 de junho, a SPMS vai realizar o Primeiro Fórum ENESIS 2020, nas suas instalações em Lisboa.

A SPMS tem a responsabilidade de coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020– Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, garantindo a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas.

O Fórum ENESIS tem como principal atribuição “o alinhamento de expetativas das entidades entre si, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020”.

Com vista à realização dos objetivos da ENESIS 2020, foi publicado o Despacho n.º 3156/2017 – Diário da República n.º 74/2017, Série II,que estabeleceu disposições e determinou os princípios de governança e gestão da ENESIS 2020. Assim, dando cumprimento a este Despacho, a SPMS procedeu à definição de um modelo de governança e gestão do Ecossistema de Informação em Saúde (eSIS) que define o enquadramento e condições em que os diversos atores e componentes do ecossistema podem contribuir para os seus objetivos.

De acordo com o mesmo Despacho está previsto que cada entidade do Ministério da Saúde designa um representante para integrar o Fórum ENESIS, que deve ser o responsável máximo pela informação e transformação digital no seio da sua Organização, a integrar nas CLICs – Comissões Locais de Informatização Clínica.

No decorrer deste Primeiro Fórum, será feita a apresentação da ENESIS 2020 e respetivo modelo de Governação; bem como a divulgação das linhas estratégicas e dos programas ENESIS 2020, o quadro de acompanhamento; a ferramenta de gestão de portfólio das iniciativas e projetos da ENESIS 2020; algumas iniciativas a realizar durante o período de 2017-2019, no âmbito da ENESIS e da transformação digital, nomeadamente ao nível de pessoas, processos, tecnologia, entre outras.

Forum_ENESIS-2020

Estratégia ENESIS 20|22 aprovada na 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS

10 Janeiro, 2020

A SPMS acolheu, no dia 7 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, a 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS, órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde). O objetivo da reunião foi fazer o ponto de situação da proposta estratégica ENESIS 2020 e do seu triénio de atividade que terminou em dezembro de 2019, tendo a proposta sido aprovada no final da reunião.

Reunião conselho Consultivo ENESIS

Public Consultation on the National Strategy for the Health Information Ecosystem

15 Outubro, 2019

The National Strategy for the Health Information Ecosystem ENESIS 2020 comprised the period between 2017-2019. It was the first strategy of this nature that was adopted and appointed by an official act of government. Over this period, it was possible to initiate a common strategic track of thought and action about the Health Information Ecosystem (eSIS).

ENESIS 2022 nova data EN
Voltar
Voltar para o topo.