Notícias

Despacho estabelece princípios de governança e gestão da ENESIS 2020

17 Abril, 2017

Com vista à realização dos objetivos da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, foi publicado, no dia 13 de abril, o Despacho n.º 3156/2017 – Diário da República n.º 74/2017, Série II  que estabelece disposições e determina os princípios de governança e gestão da ENESIS 2020.

Tendo a responsabilidade de coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 (designada modelo de governança e gestão do eSIS), a SPMS, EPE garante a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas. Assim, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2016, de 17 de outubro, determina -se:

. Os princípios de governança e gestão do eSIS representam os valores que devem ser conhecidos, entendidos e aplicados por todas as entidades que interagem com o eSIS;

. O modelo de governança e gestão do eSIS apoia -se numa estrutura organizacional que abrange os níveis estratégico, tático e operacional visando a orientação estratégica, o planeamento, a implementação, a manutenção e a melhoria contínua do eSIS. Esta estrutura garante a participação e colaboração das diferentes entidades do eSIS, a definição formal das responsabilidades das várias entidades envolvidas e o reporte e monitorização;

. A estrutura é composta pelos seguintes órgãos: Comissão de Acompanhamento do eSIS (CAeSIS); Coordenação do eSIS (CeSIS); Conselho Consultivo do eSIS; Fórum ENESIS 2020; Comissões Locais de Informatização Clínica; Grupos de Trabalho;

. A CeSIS é parte integrante da SPMS, E. P. E. É responsável pela coordenação, promoção e monitorização da ENESIS 2020, tendo em consideração as indicações comunicadas pela CAeSIS, assegurando o alinhamento, planeamento e organização do eSIS, o desenvolvimento e monitorização do portfólio de iniciativas globais que contribuem para a ENESIS 2020, a definição de expetativas de requisitos mínimos de capacidade das práticas adotadas pelas diferentes entidades, a articulação entre as estruturas centrais de governança e gestão do eSIS e as estruturas locais, cabendo-lhe a disseminação de políticas e procedimentos pelas entidades locais e o acompanhamento e monitorização das respetivas iniciativas, enquadradas na ENESIS 2020.

Pode consultar, na íntegra, o Despacho n.º 3156/2017 – Diário da República n.º 74/2017, Série II de 2017-04-13 

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

Estratégia ENESIS 20|22 aprovada na 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS

10 Janeiro, 2020

A SPMS acolheu, no dia 7 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, a 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS, órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde). O objetivo da reunião foi fazer o ponto de situação da proposta estratégica ENESIS 2020 e do seu triénio de atividade que terminou em dezembro de 2019, tendo a proposta sido aprovada no final da reunião.

Reunião conselho Consultivo ENESIS

Public Consultation on the National Strategy for the Health Information Ecosystem

15 Outubro, 2019

The National Strategy for the Health Information Ecosystem ENESIS 2020 comprised the period between 2017-2019. It was the first strategy of this nature that was adopted and appointed by an official act of government. Over this period, it was possible to initiate a common strategic track of thought and action about the Health Information Ecosystem (eSIS).

ENESIS 2022 nova data EN
Voltar
Voltar para o topo.