Notícias

SPMS sensibiliza médicos para a Receita Sem Papel

7 Fevereiro, 2017

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) levou a cabo, no passado dia 3 de fevereiro, uma ação de formação sobre a Receita Sem Papel (RSP), dirigida a cerca de 30 médicos.

O modelo eletrónico de prescrição médica foi apresentado e esclarecido de forma dinâmica e interativa, com as dúvidas colocadas a serem respondidas com recurso a simulações práticas do processo, o que permitiu aos participantes o contacto direto com a aplicação Prescrição Eletrónica Médica (PEM).

A SPMS tem tido um papel fundamental na implementação da RSP e continuará a apoiar a adaptação dos seus novos utilizadores a uma ferramenta ainda recente, através de outras ações de formação, que se realizarão nas próximas semanas. 

Elisa Ramos
José Tavares de Castro

Os participantes valorizaram esta iniciativa, destacando a sua utilidade no âmbito da sensibilização para a importância da desmaterialização do receituário clínico. José Tavares de Castro, médico de oncologia, salientou a importância da sessão, que “servirá para que passe a fazer uso de um sistema que ainda não tinha utilizado”, podendo, doravante, desmaterializar o receituário que prescrever, “ficando com a noção exata de que a SPMS será o interlocutor a quem recorrer em caso de dúvidas ou dificuldades que ocorram”. Opinião semelhante foi apresentada por Elisa Ramos, que frisou o facto da RSP “ser muito prática, eficaz e garantir maior segurança ao circuito da receita de medicamentos”.

RSP-Ação-de-Formação_Banner

Receita Sem Papel – Caso de sucesso

21 Dezembro, 2018

A “Receita Sem Papel” é um dos casos de sucesso no panorama nacional. Distinguida com o Prémio Inovação NOS, foi considerada a solução mais inovadora em 2016. Veio substituir gradualmente a receita em papel, afirmando-se primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado.

receita-sem-papel-95Noticia

SPMS promove “SNS Sem Papel” no CHPL

26 Setembro, 2018

No âmbito da expansão da iniciativa “SNS Sem Papel”, a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pela transformação digital na Saúde, promoveu, dia 25 de setembro, uma sessão para profissionais de saúde no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

Banner_generico_spms_opcaoB

Receita Sem Papel – Simulacro no Porto

10 Julho, 2018

No âmbito da Receita Sem Papel, a SPMS, EPE, em parceria com a AFP – Associação de Farmácias Portuguesas, ativou hoje, 10 de julho, um simulacro na área do Porto, que decorreu no período da manhã, com sucesso, envolvendo oito farmácias.

Voltar
co-financiamento
Donec id porta. leo. vel, Aliquam
Voltar para o topo.