Notícias

Receita Sem Papel chega aos Açores

31 Janeiro, 2017

A Receita Sem Papel entrou em vigor na Região Autónoma dos Açores, no dia 30 de janeiro. Arrancou, nesta primeira fase, nos centros de saúde da ilha Terceira.

A Secretaria Regional da Saúde tem colaborado ativamente em todo o processo de implementação, que pela sua complexidade requer adaptações e intervenções em diferentes sistemas informáticos. Além de reduzir custos e eliminar a circulação do papel, a desmaterialização da receita médica apresenta outras vantagens, claras e inequívocas, para cidadãos, médicos prescritores e farmácias, nomeadamente ao nível da segurança, comodidade e simplificação de procedimentos.

Obrigatória desde 1 de abril de 2016 no continente, a receita eletrónica é um caso de sucesso, obtendo quase a totalidade da percentagem de receituário emitido pelas entidades do sistema de saúde público e privado. Na Região Autónoma da Madeira esteve em período experimental entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2016, tornando-se obrigatória a 1 de janeiro de 2017.

No arquipélago dos Açores, estima-se que a implementação da prescrição eletrónica desmaterializada fique concluída num período de seis meses, em todos os centros de saúde. Até ao final do ano prevê-se, também, que a receita eletrónica esteja em pleno funcionamento em todos os hospitais açorianos.

Responsável pela Receita Sem Papel, a SPMS continua a desenvolver projetos centrados na desmaterialização de processos, com a finalidade de melhorar a prestação de serviços em Portugal, no que respeita à Saúde.

Receita_Papel_IlhaTerceira

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

Receita Sem Papel – Caso de sucesso

21 Dezembro, 2018

A “Receita Sem Papel” é um dos casos de sucesso no panorama nacional. Distinguida com o Prémio Inovação NOS, foi considerada a solução mais inovadora em 2016. Veio substituir gradualmente a receita em papel, afirmando-se primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado.

receita-sem-papel-95Noticia

SPMS promove “SNS Sem Papel” no CHPL

26 Setembro, 2018

No âmbito da expansão da iniciativa “SNS Sem Papel”, a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pela transformação digital na Saúde, promoveu, dia 25 de setembro, uma sessão para profissionais de saúde no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
Voltar para o topo.