Notícias

LAC – Livre Acesso e Circulação do Cidadão no SNS

31 Maio, 2016

O Ministério da Saúde, através do Despacho nº 5911-B/2016, estipulou os critérios referentes ao LAC – Livre Acesso e Circulação do Cidadão no Serviço Nacional de Saúde. O LAC permite que o cidadão quando necessita de uma primeira consulta de especialidade hospitalar possa, em articulação com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde exista a especialidade em causa.

Este processo de referenciação contribui para a implementação gradual do SIGA SNS – Sistema Integrado de Gestão do Acesso no SNS, prioridade definida no Programa do XXI Governo Constitucional para a Saúde.

Com o objetivo de reduzir desigualdades no acesso à prestação de cuidados de saúde e reforçar o poder do cidadão no SNS, a medida pretende otimizar a utilização da capacidade instalada no SNS. Esta medida garante o cumprimento integral das regras de referenciação em vigor, com maior comodidade para os utentes.

A referenciação é efetuada com base em critérios como o interesse do utente, a proximidade geográfica e os tempos médios de resposta, acessíveis através do Portal do SNS, para a primeira consulta de especialidade hospitalar nas várias instituições do SNS.

Temas

|

SIGAS_SNS

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

RULEBOOK_NOTICIA-01

SNS 24 Balcão – Inauguração de oito novas unidades

29 Janeiro, 2021

O SNS24 Balcão é um espaço que visa aproximar os cidadãos dos serviços de saúde, facilitando o acesso aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, eficiente e segura. Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, serão inauguradas oito novas unidades no país, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, pelas 16 horas, por videoconferência.

Portal sobre Vacinação COVID-19

28 Dezembro, 2020

O Governo lançou uma nova página exclusivamente dedicada ao processo de vacinação contra a Covid-19, a 26 de dezembro, dia em que chegaram a Portugal as primeiras doses da vacina.

Voltar
co-financiamento
adipiscing ipsum Curabitur neque. fringilla Phasellus Donec id in ante. amet,
Voltar para o topo.