SPMS participa na sessão “A Transformação Digital da Saúde acelerada pelo PRR” da APAH

17 Janeiro, 2023

“Não faz qualquer sentido estarmos a projetar um sistema para o futuro olhando apenas para aqueles que são utentes do SNS”, defendeu o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, numa sessão dedicada ao tema “A Transformação Digital da Saúde acelerada pelo PRR”, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

O dirigente, que participou na sessão plenária “O PRR e a transformação digital na Saúde”, apresentou algumas das medidas previstas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), defendeu que “o PRR sendo para a transição digital da Saúde não é para a transição digital da Saúde apenas no SNS”, dado que “os utentes do SNS transitam entre sistemas e que mesmo não sendo hoje um utente do SNS são sempre um utente do SNS em potência” e, destacou ainda a “oportunidade única” que o PRR representa para a modernização na Saúde.

“A Transformação Digital da Saúde acelerada pelo PRR” da APAH_dr luis_foto 1

Esta iniciativa teve como objetivo promover o impacto da transição digital da Saúde, uma alavanca indispensável à evolução do sistema de saúde com vista ao aumento do acesso, qualidade e eficiência dos cuidados, nos cidadãos, nos profissionais e nos gestores da área da saúde.

A sessão decorreu no dia 16 de janeiro, a partir do Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

“A Transformação Digital da Saúde acelerada pelo PRR” da APAH_dr luis_foto 2_orador

PRR | SPMS começa a distribuir 16 mil computadores nos Cuidados de Saúde Primários

2 Fevereiro, 2024

A ULS de Gaia/Espinho foi a primeira a receber 120 equipamentos informáticos, no âmbito do plano de modernização dos postos de trabalho dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde, coordenado pela SPMS.