Notícias

Aquisição de 719 viaturas elétricas para o SNS

4 Julho, 2024

O concurso público desenvolvido pela SPMS para a aquisição de viaturas elétricas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) concretizou-se na entrega simbólica de 719 viaturas, numa cerimónia realizada no passado dia 2 de julho, no Centro de Produção de Mangualde da Stellantis. O momento foi testemunhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo ministro da Economia, Pedro Reis, e pela secretária de Estado de Saúde, Ana Povo.

Os veículos, de modelos Peugeot e-Rifter e Citroën ë-Berlingo, serão utilizados para reforçar o apoio domiciliário em todo o país. Além dos veículos, foram também entregues 600 postos de carregamento elétrico, para assegurar o imediato carregamento no ponto de utilização.

A aquisição destas viaturas resulta das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a modernização e crescimento sustentável dos cuidados de saúde primários em Portugal.

Em julho de 2023, a SPMS iniciou o procedimento agregado para 772 viaturas, que envolveu uma consulta preliminar aos operadores de mercado e às entidades do SNS adquirentes, resultando na adjudicação, à empresa Stellantis, de 719 viaturas elétricas.

Os veículos serão distribuídos entre várias regiões do país, com a seguinte alocação:

  • 120 veículos para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo
  • 15 para a ARS do Alentejo
  • 81 para a ARS do Algarve
  • 117 para a ARS do Centro
  • 350 para a ARS do Norte


Os restantes serão distribuídos pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda, Castelo Branco, Matosinhos, Alto Minho, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Nordeste e ULS do Norte Alentejano.

A conclusão deste procedimento contribui para a modernização dos equipamentos do SNS e sustentabilidade dos serviços de saúde, bem como para uma maior proximidade na prestação de cuidados de saúde aos utentes.

03.N2_Viaturas-SNS

SICC comemora 10 anos

12 Julho, 2024

O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC) celebra uma década a registar e a gerir centralmente a informação económica e financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Atualmente, está implementado em 46 dos 51 organismos do SNS, e em duas entidades do Ministério da Saúde: a Direção Executiva e a própria SPMS.

SICC_notícia site SPMS

SPMS contribui para a primeira plataforma de inovação em saúde pública do país

9 Julho, 2024

“O compromisso para a inovação em saúde pública” foi o mote do painel que reuniu a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, e dirigentes de diversas organizações e entidades, durante a apresentação pública do White Paper “Leading the Way to a Healthy Future” – Inovação ao serviço da Saúde Pública.

Voltar
Voltar para o topo.