Notícias

SNS 24 Balcão – Inauguração de oito novas unidades

29 Janeiro, 2021

O SNS 24 Balcão é um espaço que visa aproximar os cidadãos dos serviços de saúde, facilitando o acesso aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, eficiente e segura. Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, serão inauguradas oito novas unidades no país, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, pelas 16 horas, por videoconferência.

Em dezembro, foram inauguradas as primeiras unidades do SNS 24 Balcão, iniciativa que resulta da criação de uma rede de parcerias, envolvendo municípios, juntas de freguesia e Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). As entidades parceiras disponibilizam, nas suas instalações, um SNS 24 Balcão com colaboradores habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão, o que facilita e melhora o acesso à prestação de serviços à distância e evita deslocações às unidades de saúde.

Na sessão de inauguração participam o Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, representantes de juntas de freguesia e unidades de saúde do ACES do Alto Ave, bem como representantes do ACES Marão e Douro Norte, nomeadamente das câmaras municipais, unidades de saúde e juntas de freguesia parceiras do SNS 24 Balcão. O Secretário de Estado da Mobilidade e Ação Climática, Eduardo Pinheiro, encerra a sessão.

Os locais das novas oito unidades são: Guimarães – Junta de Freguesia de Nespereira; Junta de Freguesia de Souto São Salvador e Junta de Freguesia de Lordelo, Alijó – União de Freguesias de Carlão e Amieiro; Mesão Frio – Junta de Freguesia de Barqueiros; Santa Marta de Penaguião – Junta de Freguesia de Fontes; Murça – Junta de Freguesia de Carva e Vilares e no município de Sabrosa – Junta de Freguesia de Covas do Douro.

Os balcões SNS 24 permitem marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras. Uma das grandes novidades passa pela possibilidade de um cidadão realizar uma teleconsulta com o seu médico de família na junta de freguesia, através da RSE Live, a plataforma de telessaúde do SNS, disponibilizada pela SPMS.

A abertura de novas unidades do SNS 24 Balcão representa uma mais-valia para os utentes que, assim, encontram um acesso facilitado aos serviços digitais de saúde. Com o objetivo de servir melhor o cidadão, facilitar a prestação de serviços de saúde de forma remota e promover a literacia digital em saúde, torna-se fundamental continuar a apostar em iniciativas como esta, pensadas para além da pandemia.

Temas

| |

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
id pulvinar tristique velit, leo. venenatis,
Voltar para o topo.