A partir do dia 1 de abril, a Receita Sem Papel (RSP) passou a ser obrigatória em todo o país. Mais de 35% de todas as receitas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já são prescritas exclusivamente de forma eletrónica.
Atualmente, cerca de 5.000 médicos já utilizam diariamente a RSP, em cerca de 1.200 locais, o que resulta em quase 360.000 embalagens prescritas eletronicamente por dia. Estes números resultam de um longo caminho percorrido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), que está no terreno desde julho de 2015 a sensibilizar prescritores, utentes e entidades a utilizar esta tecnologia de prescrição.
Ações de formação, distribuição de material comunicacional e um trabalho constante de esclarecimento de dúvidas e questões são atividades que continuarão a fazer parte da estratégia da SPMS para agilizar e aumentar a utilização da RSP em todo o SNS.
Com a convicção de que a prescrição eletrónica é uma medida inovadora e eficiente que contribui para uma evolução notável no sistema de saúde português, é natural que surjam dúvidas.
Para esclarecimentos e envio de contributos, disponibilizam-se os seguintes endereços de email: comunicacao@spms.min-saude.pt ou servicedesk@spms.min-saude.pt